A produção de grãos em janeiro deve ter um aumento de 1,9%. A alta tem como comparativo a produção de janeiro de 2018. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE, no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.
Segundo a publicação, a produção analisada, que soma cereais, leguminosas e oleaginosas em janeiro ficará em 203,7 milhões de toneladas, mais de quatro milhões de toneladas acima do ano passado.
Apesar do resultado positivo, o volume fica abaixo da expectativa divulgada no início do ano, sendo 1,2% menor do que a primeira estimativa. A área a ser colhida é de 62,1 milhões de hectares, um aumento de 2% com relação a área plantada em 2018.
Somados, arroz, milho e soja representam 93,3% da estimativa dessa produção e correspondem por 87,4% da área a ser colhido. Destaque para o milho, que teve um aumento de 3,6% em sua área, em comparação com 2018.
Entre os estados, o Mato Grosso segue como o maior produtor de grãos do país, responsável por 26%, seguido do Paraná com 16% da produção.