Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Sistema e Avaliação da Educação Básica 2019 (Saeb). Conforme os dados, os estudantes brasileiros melhoram o desempenho em matemática em todas as etapas de ensino. No entanto, os resultados não foram tão bons em língua portuguesa.
De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica, em matemática, o maior avanço foi no ensino médio. A notas médias passaram de 270, em 2017, para 277 no ano passado. Com o avanço, o Brasil subiu do nível 2 de proficiência para o nível 3.
Já no 5º do ensino fundamental, o avanço foi menor, visto que, em média, os estudantes passaram de um desempenho de 224 para 228. Mas, o pequeno avanço foi suficiente para o país alcançar o nível 5 de proficiência, em uma escala que vai até 10. No 9º ano do ensino fundamental, o desempenho médio dos alunos passou de 258 para 263. A etapa segue no nível 3 de 9.
Entretanto, o Brasil ainda tem uma baixa porcentagem de estudantes nos níveis mais altos de proficiência em matemática, já que ao terminar o ensino médio e deixar a escola, menos de 5% dos alunos do país atingem proficiência 7 ou maior em matemática.
O Saeb também mediu o desempenho em língua portuguesa e os resultados apontaram que após uma sucessão de altas, em média, os alunos do 5º ano do ensino fundamental ficaram estagnados, ou seja, mantiveram a nota 215. Já no 9º ano do ensino fundamental, o desempenho passou de 258 para 260. O ensino médio teve o maior avanço, passou de 268 para 278.
Vale lembrar que o Saeb é aplicado a cada dois anos, em escolas públicas e privadas. Participaram da edição de 2019 mais de 5,6 milhões de estudantes de mais de 72 mil escolas em todas as unidades da federação.