Ruas mais limpas durante isolamento expõem falta de cidadania de parte da população

O Serviço Autônomo de Água e esgoto de Viçosa (Saae), continua prestando serviços essenciais à população como coleta de lixo, varrição de vias públicas, capina e roçagem, manutenção de redes, tratamento e distribuição de água, dentre outros.

O descarte de lixo fora dos locais destinados a isso faz com que não somente o agente de limpeza gaste mais tempo para concluir o seu serviço, como também demanda em certas situações, alterações na rotina de trabalho cuidadosamente planejada para atender a todos os pontos do município de forma eficiente.

Dia 15/03/2020, na volta às aulas na Santa Rita, devido o acúmulo de pessoas naquele fim de semana, próximo ao cruzamento entre a Avenida Santa Rita com a rua Padre Serafim, ocorreu acúmulo de descarte irregular de lixo.

Diante do evento na Santa Rita, ocorrido no dia 15 de março, uma atividade que normalmente era feita de acordo com os horários estipulados pela equipe do Saae, demandou mais tempo e trabalho dos agentes de limpeza devido ao descarte irregular de lixo após os eventos realizados no local.

Esquina da Rua Pe. Serafim com a Avenida Santa Rita, dia 04/03/2020, com o distanciamento social as ruas têm permanecido mais limpas.
Cena dificilmente vista, a Avenida PH Rolfs numa tarde de semana, completamente limpa.

Com o Decreto Municipal de medidas de proteção à população, dentre essas, o confinamento domiciliar, que diminuiu drasticamente a circulação de pessoas nas vias públicas, expôs uma dura realidade: ruas extremamente limpas.

Rua Senador Vaz de Mello,  sem a circulação de pessoas a rua depois de limpa, continua assim.

O Saae informou que não implemento na rotina de serviços dos agentes, ao contrário durante a pandemia da Covid-19, houve redução da jornada diária dos agentes pela metade. “Não houve aumento de pessoal que justificasse tamanha melhora. A situação expõe a falta de cidadania de algumas pessoas que descartam lixo na via pública”, ressaltou Rodrigo Cardoso, diretor de Limpeza Pública do Saae-Viçosa.

Segundo Luciano Piovesan Leme, diretor-presidente do Saae, “isso precisa ser divulgado para que as pessoas entendam a dimensão dos serviços prestados pelo Saae. Uma pessoa que joga lixo na rua não entende a dimensão final da sua ação de na limpeza pública, quando somamos o total de pessoas que circulam no município”, asseverou Piovesan.

Segundo o Saae, não houve implemento ou aumento dos agentes de limpeza pública, ao contrários, estão trabalhando em jornada reduzida, mantendo as ruas limpas.

Dia 16 de maio é a data comemorativa do profissional da limpeza pública, chamado também de “gari”. Antes, quase invisíveis socialmente, diante da pandemia, os agentes de limpeza pública ganharam visibilidade pela essencialidade dos seus serviços e a cobrança pelas medidas de higiene. A Diretoria de Limpeza Pública do Saae-Viçosa tem atualmente, cinco profissionais administrativos incluindo diretores, 41 profissionais na varrição, 46 agentes na coleta de lixo, 18 profissionais destinados à capina e roçagem e 11 profissionais que trabalham no aterro sanitário municipal, aonde são destinados os resíduos coletados no município.

O post Ruas mais limpas durante isolamento expõem falta de cidadania de parte da população apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar