O governador Romeu Zema (Novo) participou da 5° Edição do festival HackTown e da inauguração da Casa 5G, fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a TIM e a Ericsson. O lançamento aconteceu em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A região é reconhecida como um dos polos tecnológicos do estado.
O festival que acontece até o próximo domingo (8), reúne quase 600 atividades entre workshops e shows musicais. Os 6 mil ingressos colocados à venda foram esgotados.
No evento, um dos pontos de maior destaque foi o lançamento da rede 5G. A rede foi lançada em caráter experimental em Santa Rita do Sapucaí, que é o segundo município brasileiro a contar com esta novidade. Antes do município, Florianópolis, em Santa Catarina, também teve as operações iniciadas em caráter experimental.
No evento, o governador de Minas comentou sobre a importância da tecnologia e falou que, com as correções das contas públicas, pretende que o estado volte a realizar investimentos no setor. “É um setor que tem impacto na produtividade do trabalhador, do setor público e que é fundamental para que nós venhamos a ter um estado e um país mais próspero”, disse.
Ainda no pronunciamento, Zema afirmou que, devido à crise fiscal, neste momento, Minas não tem condição de prestar o apoio que gostaria ao setor de tecnologia, mas deu sinal positivo ao segmento, já afirmando que isto será temporário.