Riodoce reforça medidas de prevenção à Covid para evitar lotação dos ônibus que ligam Caratinga a cidades vizinhas

A queixa de usuários do transporte público coletivo sobre a lotação da linha Caratinga/Santa Bárbara do Leste, da Viação Riodoce, levou a prefeitura a notificar a empresa que, por consequência, adequou alguns critérios de prevenção ao novo coronavírus. A reclamação dizia respeito ao número de passageiros por viagem e a problemas com a limpeza dos veículos.

Vanessa Kelly mora em Santa Rita de Minas e usa a linha com frequência. Ela afirmou que se deslocou mais de uma vez dentro de ônibus lotados, com pessoas em pé. Segundo ela, em nenhuma das vezes, ao chegar a Caratinga nestas condições, o ônibus foi fiscalizado na barreira sanitária perto do terminal rodoviário.


A Rádio Cidade repassou a queixa à prefeitura. A nota encaminhada pela assessoria informou que a Viação Riodoce foi notificada e que o transporte público precisa cumprir as medidas de segurança. De acordo com a administração pública, a queixa da usuária deve estar relacionada ao dia em que a equipe da barreira sanitária estava atuando na CEASA – o que acontece de 15 em 15 dias. Por esse motivo, o ônibus não teria sido fiscalizado.

Contudo, a usuária atesta que o episódio não ocorreu uma única vez.

Também entramos em contato com a Viação Riodoce. Em conversa por telefone, o presidente da empresa, Rinaldo Grossi, disse que os ônibus não estão viajando constantemente cheios justamente devido à pandemia de coronavírus. Em três horários, de acordo com ele, foi identificada lotação com pessoas em pé na linha Santa Bárbara do Leste/Caratinga, próximo do dia dos pais. Rinaldo destacou que desde o início da pandemia várias práticas foram adequadas, como a higienização dos carros com produtos sanitizantes antes de saírem da garagem e a limpeza das áreas de maior contato a cada viagem. Quanto à lotação, os motoristas foram novamente orientados a evitarem permitir a entrada de passageiros além do número de assentos.

Nos últimos dias, Vanessa disse que o ônibus está visivelmente mais limpo e a lotação muito menor, apesar de todas as poltronas estarem ocupadas. Segundo ela, a fiscalização do número de passageiros tem ocorrido esporadicamente e, em algumas situações, alguns passageiros são obrigados a esperarem o próximo horário.

 

O decreto municipal 97 publicado pela Prefeitura de Caratinga determina que os veículos de transporte público circulem limitados a 50% da lotação máxima; devem ser fixados informativos acerca das medidas a serem adotadas pelos trabalhadores e usuários visando a proteção individual; só é permitido transportar pessoas sentadas; as janelas devem permanecer abertas; deve ser garantida a limpeza e higienização total dos ônibus, em especial nos pontos de contado com as mãos dos usuários, entre outras medidas.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar