Resultados de análises apontam água imprópria para consumo em nascentes de Uberaba

Todas as nascentes alvos da pesquisa apresentaram resultados fora dos padrões do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância Sanitária de Uberaba, informou nesta semana, que sete nascentes da cidade, localizada na região do Triângulo Mineiro, têm água imprópria para consumo. 

A informação foi derivada de uma pesquisa realizada no dia 20 de julho que analisou as minas da rodovia MG-190, Avenida Maranhão, Beija Flor, Maringá, Tancredo Neves, Univerdecidade e Cartafina. Todas as nascentes alvos da pesquisa apresentaram resultados fora dos padrões do Ministério da Saúde. 

Nas amostras foram encontradas bactérias que não causam doenças, conhecidas como coliformes totais. No entanto, elas são as principais indicadoras de contaminação fecal. Além disso, as nascentes Tancredo Neves, Univerdecidade e Cartafina indicaram contaminação pela bactéria Escherichia coli (E. coli). 

O chefe da Vigilância Sanitária, Marcos Ribeiro, informou que a população local não deve consumir a água das nascentes estudadas, para evitar possíveis intoxicações. “São vários os riscos a partir da ingestão da água contaminada. As vezes a população não associa com água, mas sim com algum alimento ou outro produto que tenha ingerido, mas a água é um importante vetor de intoxicações”, ressaltou Ribeiro. 

Pesquisar