Regional Leste tem mais da metade da reforma executada

Nesta semana, a reforma da unidade de saúde Regional Leste, no Bairro Costa Carvalho, atingiu os 60% de progresso. A obra, que começou com a instalação de novo telhado, e seguiu para o segundo andar, onde funcionam os setores administrativos, está agora concentrada no primeiro piso, destinado aos setores assistenciais.

Um terço da área onde os trabalhos se concentram atualmente foi finalizado e começou a ser utilizado na terça-feira (21). Janelas foram trocadas e a acessibilidade contemplada com dois banheiros adaptados. Uma recepção, dois consultórios de clínica médica, uma sala de urgência e emergência com dois leitos, além de outros quatro leitos laranjas/amarelos, destinados a casos graves, estão funcionando na parte entregue.

De acordo com a gerente da unidade, Luanda Piubello, o cronograma proposto para a obra está sendo seguido e a previsão de entrega é no fim deste ano. “O término da reforma, orçada em R$ 678.475,61, está previsto para novembro”.

Para suprimir os impactos ao público, ocasionados pela movimentação, alguns setores da unidade foram realocados. Como estratégia, a pediatria foi transferida para o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e a dispensação de medicamentos para a Farmácia Central e as unidades básicas de Saúde (UBSs). Enquanto as obras estiverem em andamento, pacientes que necessitam de internação ou observação prolongada são referenciados para as unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A previsão da Prefeitura de Juiz de Fora é de que a obra beneficiará mais de 78 mil pessoas dos bairros Vitorino Braga, Progresso, Linhares, Yung e Vale das Frutas. Quando em pleno funcionamento, a unidade recebe, em média, 16 mil pacientes ao mês, promove oito mil consultas e igual número de outros procedimentos. Como fica a Regional Leste após as obras, segundo a PJF:

– Três consultórios para atendimento de clínica médica;

– Consultório para atendimento a pacientes da área interna (urgência e emergência);

– A Sala Vermelha terá três leitos, o que representa aumento de 50% da capacidade de atendimento, além de equipamentos para suporte avançado de vida;

– Sala Laranja/Amarela, destinada aos atendimentos de urgência e emergência, com três leitos e um novo, de estabilização;

– Cinco leitos para pacientes em observação ou que aguardam autorização para internação hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil;

– Sala de hidratação e observação, com capacidade para oito poltronas;

– Novo posto de enfermagem;

– Nova sala destinada a pacientes com necessidade de isolamento, com banheiro e ar-condicionado reverso;

– Necrotério;

– Nova sala para coleta de material biológico;

– Nova sala adequada para realização de suturas simples;

– Sala destinada à autorização de internação hospitalar (SUS Fácil);

– Nova sala destinada à medicação externa, exclusiva para adultos;

– Nova sala destinada à classificação de risco, exclusiva para adultos;

– Nova sala de espera para consultas, exclusiva para adultos;

– Farmácia para atendimento interno;

– Todos os dez banheiros adaptados, conforme normas de acessibilidade.

Pediatria

– Dois consultórios;

– Oito leitos de enfermaria;

– Leito de estabilização;

– Classificação de risco exclusiva;

– Enfermaria e recepção exclusivas.

Estrutura

– Novo piso no primeiro pavimento;

– Nova cobertura da unidade;

– Troca de portas, abertura de janelas e pintura de toda a área administrativa;

– Melhoria de condições de trabalho para os quase 150 funcionários da unidade.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar