Rede Minas celebra 35 anos e lança novidades na programação

Neste ano, a Rede Minas e os mineiros brindam os 35 anos da emissora pública do estado. Criada em agosto de 1984, teve a primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano. Mais de três décadas depois, a emissora faz parte do dia a dia dos mineiros. Em comemoração à data, a Rede Minas lança uma nova grade de programação no dia 28/10. Novos programas, parcerias e horários preenchem a tela e prometem informação, educação, cultura e entretenimento ao público. “Queremos tornar a grade um reflexo das Minas Gerais pensando no mundo”, explica a diretora de Produção e Programação, Marisa Guimarães.

NOVOS PROGRAMAS

ESTAÇÕES
Entre as novidades produzidas pela Rede Minas, a estreia do programa “Estações”. Assim como a expressão “trem” faz parte do cotidiano dos mineiros, as estações ferroviárias também foram importantes. Pelas linhas férreas que cortam Minas passaram pessoas,muitas histórias e mistérios. Nessas estruturas, estavam não só passageiros, maquinistas e bilheteiros, assim como aqueles que cuidavam, de perto, das estações e, lá, faziam a sua morada. Na primeira temporada, o programa mostra um dos ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil. Construída no início do século XX, foi a primeira estrada de ferro a entrar em Minas. O “Estações” apresenta o ramal Paraopeba. Essa linha férrea passava por 39 estações de diversas localidades, de Congonhas a Belo Horizonte. De acordo com levantamento do Iphan de 2016, apenas 12 ainda estão em uso. A equipe da Rede Minas visitou oito desses lugares e mostra o patrimônio mineiro de potenciais turísticos, culturais e sociais. No dia 29/10, às 20h30, o público vai conhecer as memórias e as lembranças da Estação Belo Horizonte, na capital. O conjunto paisagístico da praça Rui Barbosa, que abriga os edifícios, museu e jardins, foi tombado em 1988, pelo Iepha, e é apresentado ao público no programa. O “Estações”, que vai ao ar todas as terças, faz um resgate da vida destes trens e trilhos em perpetuam a história.

MINAS DA GENTE
A Rede Minas percorre o estado, também, em “Minas da Gente”. A equipe da emissora realizou uma travessia de dois mil quilômetros e visitou cidades do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo no estado. A realidade desses locais e da população é revelada pela atração. Na tela, o público confere histórias de moradores que, mesmo diante das dificuldades, encontram na vida coragem, força e até arte. Na estreia, Itabibirinha, no Rio Doce. Com cerca de 11,5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, o lugar é relembrado por três moradoras idosas, que compartilham a história e os hábitos que fizeram o município resistir ao tempo e ser a casa de tantos. O “Minas da Gente” é exibido aos domingos, às 12h. O primeiro episódio vai ao ar no 03/11.

EDIÇÃO ESPECIAL
Séries de reportagens especiais são apresentadas ao público, de segunda a sexta, às 21h, e de terça a sexta, às 23h15.

As novidades representam um reflexo da proposta da Rede Minas para os mineiros. De acordo com a diretora de Produção e Programação, Marisa Guimarães, na nova grade “trazemos o paladar, a essência, a forma de viver, a sensibilidade e a complexidade dos mineiros”.

NOVAS TEMPORADAS

CINEMATÓGRAFO
A Rede Minas estreia a grade de programação com novas temporadas de programas que conquistaram o público e, entre eles, o “Cinematógrafo”. Dedicado aos amantes da sétima arte, o programa estreia a quarta temporada e apresenta os diversos movimentos cinematográficos. Em cada episódio, o público vai conhecer mais sobre a identidade nas produções que dão novos estilos para o modo de fazer filmes e séries. O Cinematógrafo vai ao ar, todas as sextas, às 20h30. O episódio de estreia já tem data marcada: dia 01/11. Produzido pela Rede Minas, o Cinematógrafo ganhou destaque, também, em rede nacional. Neste mês de outubro, a TV Cultura começou a exibir a primeira temporada do programa.

RETRATOS DA DANÇA
Atenta às artes e à cultura, a Rede Minas exibe a segunda temporada da série “Retratos da Dança”, que leva o palco e os dançarinos para a tela da TV aberta. Produzida pela emissora pública mineira, traz retratos envolventes da dança que passam pela experimentação, criatividade, emoção e liberdade. O programa é exibido todas às segundas, às 20h30. No episódio de estreia, no dia 28/10, a Cia Mário Nascimento é apresentada ao público.

CONVERSAÇÕES
O “Conversações” estreia nova temporada mostrando que a literatura ultrapassa os livros e, a cada dia, ganha novas ferramentas. As linhas estão impressas e audíveis, também, na música, roteiros de espetáculos, quadrinhos e até podcasts. No programa, diversos escritores abordam o universo mágico das letras em um bate papo que revela que eles, que criam poesias, crônicas e romances, também são grandes protagonistas na vida real. Para celebrar a data, o Conversações faz uma homenagem ao mês da Consciência Negra, novembro. Na estreia, no dia 31/10, o público confere a entrevista com a contadora de histórias e escritora infantojuvenil Madu Costa. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar