As aulas presenciais para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental retornam no dia 21 deste mês
As aulas presenciais nas escolas estaduais retornam ainda neste mês. A decisão foi divulgada pelo governador Romeu Zema, na noite dessa quinta-feira (10), após autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Segundo Zema, o início das atividades com profissionais da educação voltam na próxima segunda-feira (14). Já os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental retornam no dia 21 de junho. As aulas serão alternadas entre presenciais e remotas.
Ver essa foto no Instagram
O governador explicou que a volta do aluno depende de cada família e valerá apenas para municípios em que estiveram nas Ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente. Desta forma, o regime online continuará sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
A pasta explicou que “a cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço na retomada. Após os anos iniciais, a previsão é de que seja realizado o retorno do 3° ano do ensino médio, seguido pelo 9° ano do ensino fundamental”. Além disso, destacou que medidas de segurança estavam sendo estudadas e que a volta às aulas será segura.
Sindicato vai recorrer
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) disse, em comunicado, que vai recorrer da decisão. Conforme a categoria, o retorno as aulas ocorreu após “pressão exercida pelo Governo do Estado sobre o Tribunal de Justiça”.
Ainda de acordo com o Sind-UTE, a decisão causou “estranheza”, visto que casos de Covid-19 estão em crescimento em Minas Gerais e que novas cepas da doença chegaram ao estado.
Divulgação/SEE-MG