Rede estadual de ensino retorna aulas presenciais em Minas Gerais

As aulas presenciais para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental retornam no dia 21 deste mês

As aulas presenciais nas escolas estaduais retornam ainda neste mês. A decisão foi divulgada pelo governador Romeu Zema, na noite dessa quinta-feira (10), após autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Segundo Zema, o início das atividades com profissionais da educação voltam na próxima segunda-feira (14). Já os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental retornam no dia 21 de junho. As aulas serão alternadas entre presenciais e remotas.

O governador explicou que a volta do aluno depende de cada família e valerá apenas para municípios em que estiveram nas Ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente. Desta forma, o regime online continuará sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

A pasta explicou que “a cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço na retomada. Após os anos iniciais, a previsão é de que seja realizado o retorno do 3° ano do ensino médio, seguido pelo 9° ano do ensino fundamental”.  Além disso, destacou que medidas de segurança estavam sendo estudadas e que a volta às aulas será segura.

Sindicato vai recorrer

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) disse, em comunicado, que vai recorrer da decisão. Conforme a categoria, o retorno as aulas ocorreu após “pressão exercida pelo Governo do Estado sobre o Tribunal de Justiça”.

Ainda de acordo com o Sind-UTE, a decisão causou “estranheza”, visto que casos de Covid-19 estão em crescimento em Minas Gerais e que novas cepas da doença chegaram ao estado.

Divulgação/SEE-MG

 

Abert

Pesquisar