Receita Federal prorrogou o prazo devido as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19
Nesta segunda-feira (12), a Receita Federal informou que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas foi adiado para 31 de maio. A Instrução Normativa nº 2.020/2021, que permite a prorrogação, foi publicada no Diário Oficial da União.
A medida foi tomada devido as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Por meio de nota, o órgão afirmou que a decisão visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento.
“A Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, informou.
Desta forma, os contribuintes que desejarem pagar o imposto via débito automático desde a primeira cota deverão fazer solicitação até o dia 10 de maio.
Caso o declarante envie a declaração após esta data deverá pagar a primeira cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
O documento pode ser emitido pelo programa ou pleo Extrato da Declaração, disponível no site cav.receita.fazenda.gov.br (Centro Virtual de Atendimento) ou pelo site gov.br/receitafederal.
Além disso, a Declaração Final de Espólio e a Declaração de Saída Definitiva do País também tiveram os prazos prorrogados para 31 de maio.