Receita do rádio comercial cresce enquanto Austrália mantém controle da pandemia

São Paulo – CRA divulga balanço que aponta um salto de 72,6% na movimentação publicitária em rádio

A Austrália não está com a vacinação contra a covid-19 avançada, mas conseguiu controlar a pandemia desde agosto de 2020, quando sofreu com a segunda onda de casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus. Com a doença controlada, houve uma maior circulação das pessoas, o que impactou diretamente na economia local. E o rádio acompanhou o momento positivo quando o assunto é faturamento. A Commercial Radio Australia (CRA) divulgou que o faturamento saltou 72,6%, comparando com o pior momento da covid-19 em suas atividades.

Em resumo, o faturamento publicitário das estações ligadas ao CRA foi de US $ 34,534 milhões em maio de 2020 para US $ 59,605 milhões em maio de 2021. E o levantamento do grupo referente a abril do ano passado contra 2021 também teve aumento, de 51,9%.

No geral, entre 1º de abril a 30 de junho de 2020, quando a pandemia começou a impactar de forma mais significativa o mercado publicitário australiano, as estações de rádio comerciais faturaram cerca de US $ 114,104 milhões, o que resulta a uma queda de 46,62% em relação a 2019, quando o mercado levantou US $ 213,748 milhões.

Em resumo, segundo reportagem do portal australiano Radio Today, a direção da CRA destaca o otimismo do mercado de rádio australiano com os anunciantes voltando em peso após doze meses desafiadores para o setor.

“A indústria está vendo uma atividade robusta de anunciantes nacionais e prevemos que a recuperação no mercado de pequenas e médias empresas continuará a crescer nos próximos meses e na movimentada temporada de Natal”, afirma Joan Warner, CEO da CRA, em entrevista ao Radio Today. “A maioria das principais categorias de anunciantes se recuperou bem e espera-se que, com o novo ano fiscal, um novo ciclo de investimento seja altamente provável”, completa a executiva.

O Commercial Radio Australia é um grupo industrial que representa a radiodifusão comercial da Austrália.

Análise: O que isso significa?

À medida que vários países experimentam uma maior normalidade na circulação de pessoas, o mercado de rádio tem acompanhado de forma simultânea esse panorama mais otimista. Isso é constatado através de balanços feitos como esse da CRA na Austrália (onde a pandemia segue controlada, apesar de temores recentes com novas variantes, o que ocasionou alguns fechamentos em regiões importantes, como Melbourne) e também projeções do mercado norte-americano (nos Estados Unidos estão com o processo de vacinação contra a covid-19 bem avançado em seus principais mercados, tendo como forte símbolo a reabertura de Nova York após completar 70% de cobertura vacinal).

Isso amplia o otimismo no mercado brasileiro nas projeções relacionadas ao segundo semestre, quando se espera boa parte da população local vacinada, o que dará mais segurança para uma retomada econômica mais consistente.

A maior preocupação do meio rádio durante a pandemia tem sido econômica, já que o veículo não sofreu de forma significativa com audiência, credibilidade e relevância, também sabendo se adaptar à mudanças comportamentais relacionadas ao avanço tecnológico.

Logotipo do CRA, grupo que reúne as rádios comerciais da Austrália

Por: tudoradio.com

%d blogueiros gostam disto: