Evento realizado pela Amirt movimentou rádios da região Sudoeste e Sul de Minas
Mais de 100 profissionais do segmento de rádio e TV se encontraram em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, para o 16° Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), no último sábado (12). Além dos profissionais do meio, estudantes e autoridades políticas compareceram ao auditório da Libertas Faculdades Integradas e acompanharam 10 palestras sobre assuntos diversos e atualidades do setor.
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), que é da região, participou do evento e enalteceu a valorização dos meios de comunicação do Sudoeste. “Quando a Amirt movimenta todas estas rádios e vem para São Sebastião do Paraíso, nós estamos promovendo a comunicação e a comunicação promovendo a cidade. A nossa região só tem a ganhar com isso”, explica.
Em vídeo enviado, o governador Romeu Zema também deixou um recado para os participantes e reforçou a importância da imprensa e dos veículos de comunicação para a informação “correta e adequada para a população”.
O presidente da Amirt, Luciano Pimenta, explicou que a realização dos Encontros no interior de Minas faz com que a entidade leve, para o maior número de pessoas, mais conhecimento sobre o meio. “Isso é muito importante, até mesmo pela dificuldade que algumas pessoas têm de ir a Belo Horizonte”, comenta Luciano, no segundo evento realizado em sua gestão.
Giuliano Melles foi o anfitrião do evento e enalteceu a importância dos Encontros promovidos pela Amirt. “Quanto mais forte e mais conhecida a Amirt for, mais os radiodifusores vão ser representados”, explica.
Na 16° edição, foram realizadas 10 palestras em nove horas de evento. Os temas atendem às necessidades dos radiodifusores e profissionais da área em diversas esferas, como vendas online, fiscalização, comercialização, rádio multiplataforma e reforma trabalhista.
Além disso, pela 6° vez consecutiva, o jornalista e professor de locução, Léo Cardoso, levou ao Encontro da Amirt um workshop de locução e interpretação de texto, onde os radialistas podem melhorar a maneira de se comunicar com os ouvintes de forma cativante e alegre.
“Dá para conhecer um pouco melhor de cada região. E todas são muito carentes deste tipo de treinamento, já que muitas vezes uma pessoa vai para o rádio por uma questão de amor, paixão, mas não teve preparação”, comenta Léo, que ainda expressa seu amor pelo veículo.
Novas palestras
Desta vez, a Amirt apostou em novos nomes para levar conhecimento aos profissionais da região. Regina Faria, diretora de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Turismo, e Kiko Ferreira, presidente da Rede Minas, participaram pela primeira vez do evento.
O presidente da TV Minas, que tem a programação retransmitida por diversas emissoras no Estado, comentou que só poderá conhecer a realidade de cada região estando lá ou tendo um representante. “É importante que a gente tenha este contato dentro do Estado, já que, como diz o jargão, Minas são muitas”.
Rádio 4.0
A chegada da rede 5G e o aumento do uso das redes sociais foram temas abordados por Mayrinck Junior, vice-presidente da Amirt, na palestra “Mais do que 30 segundos”, e Josimar Machado, da JMV Technology, abrindo o olhar dos radiodifusores para o futuro do rádio.
Mayrinck explicou para os participantes sobre a forma como trata os clientes das rádios do Sistema MPA, de Divinópolis, no Centro-Oeste, e ainda comenta sobre o reposicionamento das marcas, feito pelo filho Gustavo Mourão.
Já o representante da JMV Technology aborda o rádio 4.0, que é uma tendência do meio. “Vamos ter que transformar às emissoras de rádio em emissoras de TV online e, a partir disso, temos que explorar todo potencial e conteúdo que deixamos disponível para as redes sociais como Facebook e YouTube que acabam monetizando nossos materiais. Nosso objetivo é explicar e mostrar para os radiodifusores como ficar com a fatia que lhe é de direito”, comenta.
Mesa de Negócios
A empresa mostrou a linha sustainability, uma nova era de transmissão FM, com fonte eletrônica. A novidade para o evento foi o transmissor de FM de 6.500 watts, comercializado há apenas dois meses.
A empresa aposta no vídeo como oportunidade para as emissoras gerarem mais renda. Todo conteúdo produzido pela emissora na rádio, é transformado em vídeo e, a partir disso, é colocado na internet e monetizado.
Entre os diversos serviços prestados, a Lógica trabalha com software para a emissão da NF 21, um modelo específico definido pelo governo, que obriga às emissoras e qualquer serviço de comunicação a emitir a nota neste modelo.