Rádio: suor pode ajudar a diagnosticar câncer, afirma pesquisa

Além de menos invasivo, os testes feitos por meio de gotas das glândulas sudoríparas possuem a mesma eficácia que os realizados atualmente 


Imagem ilustrativa (foto: freepik)

O suor pode ser capaz de detectar câncer. A informação é de uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP). O estudo revelou que as gotas das glândulas sudoríparas podem ser utilizadas em testes para revelar possíveis tumores. Desta forma, este exame pode substituir outros testes que muitas vezes são evitados pela população.

Para obter este resultado, a pesquisadora Fernanda Ferreira da Silva Souza Monedeiro coletou 64 amostras de suor de diferentes pessoas, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O material foi coletado através de adesivo colado no corpo do voluntário.

Após ser colhido, o fluido foi armazenado em um vidro, fechado hermeticamente, e aquecido por dez minutos. Depois deste procedimento, a porção fica gasosa e é encaminhada para análise.

A partir do estudo, constatou-se 32 carcinomas. Os outros 32 eram saudáveis. Por meio das análises, foi possível verificar que o fluído de quem estava doente apresentou compostos diferentes e com concentrações mais elevadas.

Os estudiosos agora iniciam testes com a saliva para descobrir se ela possui os mesmos compostos voláteis encontrados no suor.

Os testes para diagnosticar câncer, atualmente, são feitos por meio de exames de sangue, de fezes, biópsia e toque retal, se for o caso.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar