Rádio Muriaé deixa de transmitir em AM a partir desta quarta-feira, e segue em 99.5 FM


O anúncio foi feito nesta terça (6), pelo diretor proprietário da emissora, Paulo Roberto, ao lado do comunicador Jorge Luiz

Rádio Muriaé deixa de transmitir em AM a partir desta quarta-feira, e segue em 99.5 FM

A 1ª sede da emissora, em 1943, localizava-se na Pçª João Pinheiro, no Centro (Foto: Studio Fortunato)

Paulo Roberto explicou que a famosa frequência 1140 surgiu em 1983, por determinação do Ministério das Comunicações

Equipamentos do Centro Transmissor, instalado nas proximidades da BR-356, na região do bairro Leblon

A torre de 80 metros de altura será desmontada

O dia 7 de novembro de 2018 ficará marcado como o dia em que a frequência de rádio AM mais querida e respeitada de toda a região deixou de fazer parte do dia a dia de centenas de milhares de pessoas.  Após 75 anos, a Rádio Muriaé encerrará sua transmissões em 1140 KHz AM à meia-noite desta terça-feira (6), e seguirá operando em 99.5 FM. Após realizar a migração para o FM, a emissora tem modulado nas duas bandas desde o dia 5 de março deste ano.

O anúncio de mais um momento marcante na trajetória da Rádio Muriaé foi feito na manhã desta terça-feira (6), pelo diretor proprietário da emissora, Paulo Roberto Barros, ao lado do comunicador Jorge Luiz, durante o programa “Manhã da Muriaé”, e transmitido também ao vivo em vídeo pela página da rádio no Facebook.

Visivelmente emocionado, Paulo Roberto, que chegou à emissora ainda na adolescência, fez um resumo da história da rádio até os dias atuais.  

Assista ao vídeo acima para ver na íntegra

A Rádio Muriaé foi fundada em 1943 e até o início da década de 1980 operou em 1470 KHz – prefixo YD2. A famosa frequência 1140 – prefixo ZYL 253 surgiu em 1983, por determinação Ministério de Comunicações, que na ocasião mudou a frequência de todas as emissoras do país.

O Centro Transmissor, que até então localizava-se no chamado “Morro da Rádio”, atual bairro Santa Terezinha, foi transferido para uma área de 20 mil metros quadrados, ao lado da BR-356, na região hoje compreendida pelo bairro Chácara Leblon. A torre de 50 metros de altura foi substituída por outra 60% maior, com 80 metros, que agora, diante do fim das transmissões, será desmontada.

Confira mais detalhes da história da Rádio Muriaé

A Rádio Muriaé foi uma das primeiras emissoras de rádio da Zona da Mata Mineira, fundada na época de ouro da radiodifusão no Brasil, em 29 de outubro de 1943. Conhecida com o prefixo ZYD-2, a primeira sede era localizada na Praça João Pinheiro, no centro de Muriaé.

A inauguração foi marcada com uma grande festa, reunindo autoridades locais e do estado, artistas e cantores, entre eles Ataulfo Alves e a cantora Linda Batista, além de outros astros da Rádio Tupi.

Os fundadores, José Teodoro Pires Jr., Dr. Olavo Tostes, Dr. Murilo Andrade e Dr. Geraldo Starling, apostaram no sonho de trazer à cidade um novo veículo de comunicação com informação e prestação de serviços.

Em 1977, Paulo Roberto Barros Silva adquire as cotas da emissora e, com o espírito empreendedor e visão empresarial, passa a investir na Rádio tornando-a referência no país. Em 1985, o pioneirismo se confirma com uma nova conquista: no dia 25 de março entra no ar uma das primeiras emissora de Frequência Modulada (FM) da Zona da Mata de Minas Gerais, a Radio 96 FM (96,3 MHz), consolidando desta vez a radiodifusão em Muriaé.

Em 1996, a Rádio Muriaé passa a funcionar em sua sede própria, na Avenida Constantino Pinto, centro da cidade, num prédio que nasceu para o rádio. Tudo nele foi pensado em função do trabalho de uma emissora de rádio. São modernas instalações, totalmente planejadas e informatizadas com os mais atuais equipamentos de estúdio e transmissão, onde atuam mais de 20 colaboradores.

A influência das emissoras sobre as regiões que atingem proporciona uma participação direta e dinâmica no aspecto político, cultural, econômico, social e religioso, tornando-se elemento essencial no dia-a-dia dos muriaeenses e ouvintes de outras localidades.

Migração para FM

O dia 5 de março de 2018 estrou para a história da emissora e do rádio na região. Modulando a partir daquela data em Frequência Modulada (FM), a Rádio Muriaé estreou sua programação em 99.5 FM, e apresentou o novo comunicador de suas manhãs: Jorge Luiz, que tem mais de 50 anos de carreira no rádio, incluindo 20 anos na Rádio Globo do Rio de Janeiro, além de passagens por outras grandes emissoras, como Rádio Nacional, Rádio Tupi e Rádio Manchete.

A Rádio Muriaé foi a primeira emissora da Zona da Mata Mineira a migrar de AM para FM. Com a mudança, os ouvintes passaram a ouvir a consagrada programação da emissora com a qualidade de som estéreo, muito superior ao padrão de som do AM.

Processo de migração

O diretor proprietário, Paulo Roberto, falou um pouco sobre o processo de migração, iniciado em 2013, a partir de um decreto assinado pela então presidente da República, Dilma Roussef, e lembrou da solenidade especialmente realizada para a assinatura das concessões das frequências de FM, com a presença do Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.

 

Fonte : Radio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar