[RÁDIO] ID Jovem oferece benefícios para quem tem entre 15 e 29 anos de idade

A ID Jovem é oferecida para jovens cujo as famílias recebem até dois salários mínimos

Foto: Luiz Nicolela

Quem está inscrito no CadÚnico, o cadastro único para programas sociais, conta com um benefício voltado para quem tem entre 15 e 29 anos de idade, é a ID Jovem, a carteira de identidade oferecida para jovens cujo as famílias recebem até dois salários mínimos. Com o documento, o jovem tem isenção da taxa para a emissão da carteira de identidade estudantil e outros benefícios também.

Assim como informa o secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso. “Aqui é Ronald Sorriso, secretário Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Quero te contar sobre o programa ID Jovem. É um passaporte de direitos que te dá acesso a passagens interestaduais de ônibus de graça ou com 50% de desconto. Além de meia entrada em eventos esportivos e culturais. Tudo o que você precisa fazer é estar inscrito no Cadastro Único e ter entre 15 e 29 anos. Aí fica fácil. Baixe o aplicativo ou acesse o site www.juventude.gov.br e comece a aproveitar os benefícios.”

Para emitir a ID Jovem, é preciso antes conferir se o beneficiário possui o Número de Identificação Social (NIS), encontrado no endereço eletrônico do cadastro ou no aplicativo do MeuCad Único. também é possível conferir ligando para o número 0800-707-2003.

Com o NIS, o jovem poderá gerar a identidade pelo aplicativo ID Jovem, disponível para os sistemas Android e iOS ou pelo endereço eletrônico do ID Jovem, informando o NIS, o nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe. Caso não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado nos últimos dois anos, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa e lá realizar a inscrição do programa.

Ouça o áudio:

Pesquisar