imageminovamidia

0

Dias

0

Horas

0

Minutos

0

Segundos

[RÁDIO] Governo Federal lança projeto-piloto do novo sistema de alerta contra desastres

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)

Foto: Márcio Pinheiro/MIDR

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, anunciaram a nova ferramenta denominada Defesa Civil Alerta, um projeto-piloto do sistema brasileiro de alertas contra desastres. O evento foi no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

“Os alertas serão extremos, não só trava o celular, mas com sonoro também. Serão severos sem a parte sonora, mas são dois níveis que as pessoas não estão acostumadas a lidar com isso. A pessoa vai estar assistindo um filme no YouTube no seu celular e o celular vai travar, vai entrar mensagem, se assim for necessário chegar a mensagem de alerta àquela comunidade. Então, isso é uma cultura nova no Brasil. E por isso que a gente tem que testar, divulgar e depois disponibilizar para todo o Brasil. Não tem um lugar do Brasil, se assim se preparar para receber o sistema, que ele não esteja disponível. Agora, cada município que requeria utilizar o sistema também vai ter que se preparar para utilizar ele. O governo brasileiro, liderado e recomendado pelo presidente Lula, vai dar todo o apoio”, destacou Góes.

Foto: Márcio Pinheiro/MIDR

A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, será executada em 11 municípios brasileiros inicialmente. São eles, Rocaçales e Mussum (RS), Blumenau Gaspar (SC), União da Vitória e Morretes (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapimirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis e Angra dos Reis (RJ).

O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, ressaltou a importância da nova ferramenta. “Eu acho que o trabalho que vocês têm feito ainda é um trabalho também de alterar essa cultura. O trabalho da prevenção, o trabalho do alerta precoce é uma mudança de comportamento, provocado pela necessidade. Nós tivemos esse conjunto de mudanças que estão sendo aqui expostas, nós tivemos no início do ano passado o episódio lá de São Sebastião, depois nós tivemos no Rio Grande do Sul, em várias oportunidades tivemos momentos de risco.”

O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes, inclusive estrangeiros, que estejam passando pelo local, vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

Ouça o áudio:

*Fonte: Voltaire Santos/SECOM

Pesquisar