Rádio e TV são menos afetados pelas fake news, afirma pesquisa

Rádio e televisão são os meios de comunicação menos atingidos pelas fake news. A informação foi levantada pela Kantar IBOPE Media, empresa de pesquisa de mídia. A análise avaliou a cobertura política e eleitoral nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Brasil. O estudo revelou que o rádio e a TV são mais confiáveis que as mídias sociais e jornais online.

Os resultados obtidos mostram que 76% das pessoas passaram a checar a veracidade da notícia em outras fontes depois de ouvirem falar em fake news. Além disso, 70% passaram a pensar duas vezes antes de compartilharem reportagens sem checar se são verdadeiras.

De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados confiam nas notícias divulgadas na televisão. Já 58% das pessoas desconfiam das reportagens publicadas em mídias sociais e aplicativos de mensagem.

Em relação ao consumo de notícias pelo rádio por faixa etária, 28% são pessoas entre 18 e 34 anos. Já 33% dos ouvintes possuem entre 35 e 54 anos. Quem possui 55 anos ou mais são representadas por 36% dos entrevistados. O estudo da Kantar IBOPE Media ainda mostra que, embora 78% se atualize com notícias pela internet, apenas 56% acreditam sobre a veracidade do que leem. Para 73% dos entrevistados, o jornalismo é fundamental para a democracia.

A.W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar