Rádio é a mídia mais confiável entre os adultos, aponta pesquisa

Segundo dados, independentemente da idade, a rádio alcançou consistentemente um elevado nível de confiança do consumidor

Foto: Reprodução/internet

Independentemente da idade e da fase de vida, a rádio alcançou consistentemente um elevado nível de confiança do consumidor, enquanto outros tipos de meios de comunicação registaram mudanças, especialmente entre o público mais velho e mais jovem

De acordo com uma pesquisa nacional com 1.000 adultos realizada no início deste mês pelo Katz Radio Group, o rádio lidera outros meios de comunicação em confiabilidade.

Questionados sobre a sua confiança na rádio, televisão, jornais, revistas e redes sociais, quase oito em cada dez adultos com mais de 18 anos (79%) classificaram a rádio como muito confiável ou confiável, logo à frente dos jornais e com uma vantagem de 16% sobre a TV e revistas (ambas 68%) e quase três vezes a confiança relatada nas redes sociais (28%).

Fonte: Estudo de confiança de mídia Katz Radio Group 2024

Os resultados estão estreitamente alinhados com os de uma pesquisa realizada no início deste ano pela Morning Consult, que descobriu que 63% dos adultos norte-americanos têm “muita” ou “alguma” confiança no rádio, à frente dos jornais (60%) e das redes sociais ( 45%).

“Nossa simples investigação sobre as mentes dos consumidores revelou algumas notícias encorajadoras para a indústria de rádio e anunciantes”, diz o relatório de Katz. “Quando se trata de confiança do consumidor em um mundo expansivo de plataformas de mídia, ouvir é crer.”

Dividindo a amostra por dados demográficos principais, adultos de 18 a 34 anos mostram um nível semelhante de confiança no rádio, novamente em 79%. Entre adultos de 35 a 54 anos, a mídia social ainda fica muito atrás, em 33%. O rádio pontua ainda mais alto entre adultos com mais de 55 anos, onde 83% confiam no meio, com a mídia social caindo para apenas 19%.

“Independentemente da idade e da fase de vida, a rádio alcançou consistentemente um elevado nível de confiança do consumidor, enquanto outros tipos de meios de comunicação registaram mudanças, especialmente entre o público mais velho e mais jovem”, observa o relatório, concluindo que “a rádio é a plataforma ideal para os anunciantes que procuram fazer com que sua voz seja ouvida e sua mensagem conte. Ao contrário das plataformas de mídia social arriscadas, as marcas que utilizam o rádio em seu mix de mídia podem ter certeza de que estão alcançando públicos amplos em ambientes seguros para a marca, com a melhor chance de as mensagens serem divulgadas, repercutidas e não serem desconfiadas pelos consumidores.”

Informações: Tradução/Katz Rádio Group

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