O objetivo do convênio entre ALMG e TRE é divulgar as boas práticas no período eleitoral
Na manhã dessa terça-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramom Tácio de Oliveira, participaram da solenidade de assinatura do termo aditivo de cooperação entre as instituições para o enfrentamento da desinformação relacionada às eleições municipais de 2024. Na ocasião, vários parlamentares e outras autoridades estiveram presentes.
O presidente da Assembleia explicou que o objetivo do convênio é divulgar as boas práticas no período eleitoral. Ele afirmou que a parceria da ALMG com o TRE acontece desde 2020, quando as instituições se uniram para estimular a população a votar, principalmente em meio ao contexto pandêmico que vivíamos na época.
Tadeu Leite ressaltou o impacto positivo da parceria com o TRE para o fomento da democracia. “Nós temos que combater cada vez mais a desinformação, as notícias falsas, fortalecendo assim, a nossa democracia e a cidadania das pessoas. Nós vamos fazer o nosso papel, mas [combater a desinformação] não um papel só da Assembleia ou só do Tribunal, mas de toda a sociedade.”
O desembargador Ramom Tácio reforçou que as redes sociais e a inteligência artificial contribuem para a criação e disseminação de notícias falsas. Tácio afirmou ainda que é primordial que os cidadãos tenham acesso às notícias verídicas, não somente no período de eleições, mas em outros momentos, pois é este conhecimento que vai impactar nas opiniões políticas e sociais de cada um.
“A nossa grande preocupação é exatamente a difusão da boa informação. Nós sabemos que correm por aí, principalmente pelas redes sociais, muitas histórias falsas e muitas versões descontextualizadas, mas sabemos que só se faz um país melhor e que possibilite uma vida boa para suas pessoas se as regras do direito forem observadas”, pontuou o desembargador.
O presidente do TRE finalizou garantindo que o Tribunal vai atuar no combate às fake news, especialmente neste momento, a poucos dias das eleições municipais. “Fala-se até que a desinformação seja o mal do século. Nós temos que trabalhar, inclusive, para que possamos fazer com que isso deixe de circular e que possamos construir uma cidadania, que é um pressuposto básico para que tenhamos uma democracia, ou seja, espaço de convivência em que todos tenham vez”, finalizou.
Confira o vídeo e o áudio: