Que bruxaria é essa?! Inteligência artificial reproduz imagens que estão no cérebro

Experimento poderá aplicado em investigações forenses no futuro

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram um mecanismo baseado em inteligência artificial que é capaz de “ler a mente” das pessoas e recriar as imagens vistas pelos humanos através de suas atividades cerebrais, que são captadas pelos eletrodos.

A pesquisa teve início alimentando a rede neural com fotografias de rostos, levando estímulos ao cérebro para fazer o reconhecimento de características específicas. O próximo passo foi ensinar associar essas características a padrões de atividade cerebral gravadas nos eletroencefalogramas, enquanto os pesquisadores estudavam os rostos que haviam sido aprendidos pela máquina.

A equipe responsável pelo projeto afirmou que espera que o experimento possa ser usado no futuro, principalmente para auxiliar as pessoas que não são capazes de se comunicarem verbalmente. Além disso, a tecnologia também poderá ser utilizada em investigações forenses, para a aplicação da lei na busca por informações de testemunhas oculares sobre possíveis criminosos, o que substituiria o conhecido retrato-falado.

 

%d blogueiros gostam disto: