Nesses municípios, existem apenas um candidato disputando o cargo de chefe do Executivo municipal
Quatro cidades do Sul de Minas já sabem o resultado das eleições para prefeito deste ano. Candidatos de Ibitiúra, Alagoa, Consolação e Piranguçu precisam apenas de um voto válido, podendo ser deles mesmos, para serem eleitos.
Alexandre Borges (Pros), por exemplo, será reeleito em Ibitiúra, visto que mais ninguém se candidatou para o cargo. Para ele, a gestão positiva foi crucial para que o “fato inédito” acontecesse na cidade.
Apesar disso, a campanha para reeleição de Borges será realizada normalmente. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele poderá gastar R$ 123 mil para divulgação, quantia que inclui fundo eleitoral e arrecadação própria.
Outras treze cidades mineiras também se enquadram nesta situação. Para eleger o prefeito, apenas um voto válido será o suficiente em Araponga, Umburatiba, Coronel Xavier Chaves, Monjolos, Santana do Garambéu, Presidente Juscelino, Nova União, Diogo de Vasconcelos, Carmo do Cajuru, Aguanil, Pintópolis, Itinga e Delta.
Além disso, outros municípios também podem ter apenas um candidato caso haja desistência ou indeferimento. Em 349 cidades mineiras, existem apenas dois candidatos ao cargo de chefe do Executivo municipal.