Quatro bases descentralizadas do SAMU serão inauguradas nesta semana

A implantação das novas bases descentralizadas e Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU Macro Norte continua. Nesta segunda-feira (30), a população de Francisco Sá e os municípios limítrofes passarão a contar com uma Unidade de Suporte Avançado, além da Unidade de Suporte Básica que já funciona no local. A cerimônia será às 19 horas, na base do SAMU, em Francisco Sá.

A USA, que será tripulada por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico, é considerada uma UTI móvel. A unidade é equipada com aparelhos de alta tecnologia como respirador mecânico, cardioversores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, incubadora, monitorização de oximetria e kit de imobilização para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos. Assim, o serviço é capaz de atender casos mais graves com procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, doenças cardiovasculares graves e infartos.

A região de Francisco Sá é conhecida pelo alto índice de acidentes considerados graves, em virtude da proximidade com a BR-251 e pelo aclive deste trecho da rodovia. O atendimento às vítimas de acidentes terá uma equipe multidisciplinar para os casos que, antes, contavam com o apoio das unidades de Montes Claros.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que, nos próximos dias, está prevista a inauguração da Unidade Avançada de Bocaiúva, na próxima quarta-feira, às 10 horas, e da Unidade Básica de Verdelândia, no mesmo dia, às 17 horas. “No sábado, será vez de Mirabela, receber a 39ª base descentralizada do SAMU Macro Norte”, informa.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, por sua vez, entende que a ampliação das bases descentralizadas do SAMU Macro Norte é resultado de uma gestão eficiente que, em virtude do atual momento econômico do país e do estado, aprendeu a fazer mais com menos. “Fico feliz que mais municípios possam contar com bases descentralizadas, o que tornará mais rápido o atendimento às ocorrências e aumentará as chances do paciente”, conclui.

 

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar