A prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, realizou um levantamento e apontou que quase setenta pessoas vivem em situação de rua no município. Os dados da prefeitura são referentes ao mês passado.
A cidade tem um albergue, porém o local só tem capacidade para 24 homens, o que não atinge nem a metade do número de pessoas que vivem em situação de rua no município.
As pessoas só podem dar entrada no local de 19h e 21h. Além disso, os moradores ainda reclamam da falta de organização no albergue. Em um dos corredores do local, segundo os moradores, há lixo e embalagens de bebida alcoólica.
O levantamento realizado pela prefeitura da cidade ainda mostra que, se comparado com o mês de junho, um mês antes do levantamento ser realizado, houve aumento no número de pessoas nas ruas. Atualmente 67 pessoas vivem pelas ruas da cidade.
Além dos albergues, as pessoas que vivem em situação de rua ainda podem ter acesso a um centro de referência especializado. Estas pessoas podem ir a este local todos os dias pela manhã. Lá, eles podem se alimentar e tomar banho. O local ainda disponibiliza psicólogo e assistente social.