Projeto que reajusta salário dos servidores da PBH está pronto para ser votado pela Câmara

Prevê reajuste salarial de 11,77% para funcionários da ativa, aposentados e pensionistas

Está pronto para ir ao plenário da Câmara Municipal o projeto de lei que prevê reajuste salarial de 11,77% aos servidores e empregados públicos da administração direta e indireta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).  A proposta foi aprovada na manhã desta quarta-feira (25) durante reunião conjunta entre as comissões de Administração Pública e Orçamento e Finanças. A proposta já tinha sido aprovada na Comissão de Legislação e Justiça. Portanto, o projeto já pode ser apreciado em plenário, em primeiro turno, o que pode ocorrer na próxima quarta-feira (1º).

Conforme o texto, de autoria da PBH, o projeto propõe reajuste de 5% para os cargos de administração direita e indireta a partir de julho e de mais 6,45% a partir de novembro. O reajuste vai também beneficiar os aposentados e pensionistas.

O vereador Wilsinho da Tabu (PP), presidente da Comissão de Administração Pública, destaca que o projeto teve 100% de aceitação. “O relatório foi aprovado por unanimidade, pois todos nesta Casa entendemos a necessidade dessa valorização e reajuste salarial para os servidores públicos da cidade. Vale salientar que nós damos celeridade a todos os projetos importantes. Por isso, fizemos essa reunião conjunta hoje. O projeto está pronto agora para ser apreciado em plenário e espero que seja logo aprovado em primeiro e segundo turno”, afirmou.

Gratificações  

Além dos vencimentos-base e dos salários-base, também serão reajustados os valores das vantagens pessoais, gratificações, parcelas remuneratórias e auxílios recebidos pelos servidores, conforme discriminado no projeto de lei.

A proposta de reajuste de 11,77% foi calculada utilizando-se o índice Nacional de Preços ao Consumidor — INPC — como parâmetro indicador de que houve perda inflacionária no período de 1° de dezembro de 2020 até 31 de dezembro de 2021, sendo fruto de negociação coletiva junto aos profissionais e junto as entidades sindicais.

As informações são da rádio Itatiaia – Associada Amirt

Foto: Jéssica Moreira/Arquivo Itatiaia

Pesquisar