Em Poços de Caldas, na região Sul de Minas Gerais, duas turmas de idosos estão participando de um projeto. Após 60 anos, os alunos estão cursando história, literatura, artesanato e até capoeira.
A Universidade Aberta para a Maturidade (Unabem) é um projeto de extensão do curso de Pedagogia e já existe no campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Passos, na mesma região, desde 2006.
Na cidade de Poços de caldas, o projeto teve inicio em um trabalho da disciplina “Pedagogia e sua multidimensionalidade”, ministrada pela professora Adriana Gavião Bastos de Oliveira.
Adriana disse que um dos grupos do primeiro ano do curso apresentou um trabalho sobre função do pedagogo na terceira idade e o tema envolveu toda a turma.
Logo após, o trabalho teve continuidade com grupos de estudo e um projeto que conheceu as demandas dos idosos que frequentam os Postos de Saúde da Família nos bairros que rodeiam o campus da faculdade.
Em seguida, o projeto foi implementado na cidade em caráter permanente. Sendo assim, o projeto atende 50 idosos, divididos em duas turmas que mesclam os participantes que fizeram as inscrições no processo seletivo e aqueles que vivem em três asilos da cidade.
A Unabem tem espaço para vários aprendizados. Adriana disse o objetivo é fazer com que os idosos entendam que estar com 60 anos ou mais não significa estar no término da vida e por isso propõe a organização de um projeto de vida, no qual o idoso aprende a potencializar aquilo que foi deixado para trás por falta de oportunidade ou condições.
A educadora ainda disse que a educação é aliada no combate de males que costumam atingir os idosos, ou seja, a educação auxilia na melhoria da saúde, da memória, em relação às interações sociais.
Além disso, no final deste semestre, as duas turmas vão participar de um momento de formatura, para celebrar tudo o que eles aprenderam.
No entanto, os estudantes das primeiras turmas ainda vão poder continuar frequentando a universidade. Já os novos alunos vão começar as aulas com novos tópicos na grade curricular. De acordo com Adriana vão ser abertas as inscrições para mais turmas.