Projeto Celular Legal bloqueia 243 mil celulares piratas no primeiro semestre

Pouco mais de 240 mil celulares piratas foram bloqueados no Brasil no primeiro semestre deste ano. Os números são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O projeto coordenado pela agência é nomeado de Celular Legal, e visa coibir aparelhos adulterados, roubados e descartar o uso de celulares não certificados pela Anatel. Todo aparelho celular tem o código IMEI, que é uma espécie de identidade de todo equipamento registrado pela Anatel. Prestadoras de serviço de telecomunicação têm parceria com a agência para identificar os celulares irregulares em uso na rede.

Os números revelados são relacionados à primeira fase do projeto, que aconteceu nos estados de Goiás e Distrito Federal. A região sudeste começará a ter celulares piratas bloqueados a partir do dia oito de dezembro.

Desde 2015 o Brasil conta com a lista internacional de IMEIs para identificar celulares irregulares e que também permite o bloqueio de aparelhos roubados por meio de boletim de ocorrência. O projeto ‘Celular Legal’ tem parceria da Policia Militar e da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais.

A.W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar