Tutores ou protetores devem fazer o cadastro pela internet.
m convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Organização Não-Governamental (ONG) Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) vai garantir a castração de mais de 2 mil cães e gatos de moradores de baixa renda de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Esta é mais uma ação contemplada no Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.
Ao todo, 2,5 mil animais domésticos serão esterilizados em Uberaba por meio de mutirões de castração. O primeiro deles teve início em 20/4 e término marcado para terça-feira (26/4). Nesta primeira etapa, 1.250 cães e gatos deverão passar pelo procedimento, realizado no hospital veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube).
Um segundo mutirão será marcado em data ainda a ser definida. Tutores de baixa renda ou protetores independentes podem fazer o cadastro para castração em cães e gatos por meio deste link.
Os mutirões contam com recursos oriundos de emenda parlamentar. A ação, além de contemplar cães e gatos cujos tutores são de baixa renda, também atenderá a protetores independentes de animais, tendo em vista que muitos não têm como arcar com o procedimento em todos os animais resgatados.
“A procura está alta. Acho que as pessoas estão bem conscientes do controle populacional dos animais e sobre como faz bem para a saúde animal”, afirma Kelly Max Costa, advogada-voluntária da ONG Supra.
Kelly também lembra que a técnica de castração aplicada é minimamente invasiva. Os pontos feitos nos animais após a cirurgia, por exemplo, são internos. Após o procedimento, o cão ou gato já volta para casa medicado. Além disso, os tutores recebem um manual de bem-estar do animal.
Parceria
A ONG Supra também fez uma articulação entre a Universidade de Uberaba e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que o hospital veterinário possa custear o tratamento em animais que possam ter alguma intercorrência em função do procedimento de esterilização, sobretudo no pós-operatório.
“Avisamos para retorno ao hospital veterinário em caso de qualquer intercorrência. O animal terá toda a atenção necessária”, garante Kelly.
Mais de 10 mil animais atendidos em 2022
A Semad, que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no estado em 2019, após a reforma administrativa do Poder Executivo, vem desenvolvendo e implementando, por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), diversos programas que objetivam a promoção da saúde e do bem-estar animal.
Do início de janeiro até 19/4, haviam sido registradas 11.707 castrações em 55 mutirões realizados em Minas Gerais. Além disso, convênios fechados entre a Semad, municípios e clínicas particulares já garantiram a esterilização de 1.753 cães e gatos.
“O Programa Estadual de Esterilização vem apresentando resultados expressivos nos últimos meses. Em 2021 foram 57 mil castrações e para 2022 estão previstas cerca de 90 mil, um incremento de quase 100% na meta. Para tanto, contamos com o apoio da Assembleia Legislativa por meio de emendas parlamentares, o que representa uma união dos poderes legislativo e executivo em prol da causa animal”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Ouça a matéria de rádio.
As informações são da Agência Minas.
Foto: Semad / Divulgação