Programa de valorização da gastronomia vai capacitar pequenos negócios de alimentação

O Sebrae Minas promove em Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Bonito de Minas, no Norte de Minas, o programa ‘Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu’. A iniciativa tem o objetivo de apoiar e promover ações para a valorização da gastronomia e fomento ao desenvolvimento econômico da região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

O programa vai capacitar pequenos negócios de alimentação fora do lar até novembro deste ano. Serão oferecidos cursos, consultorias e oficinas em atendimento, precificação, marketing digital e melhoria da gestão para alavancar os negócios do segmento. Os interessados em participar da iniciativa podem procurar a agencia do Sebrae Minas em Januária (Praça Artur Bernardes, 225 – Centro), ou pelos telefones 38 3621 3444 e 38 99985-2084.

“Vamos preparar os negócios de alimentação, como bares e restaurantes, para que ofereçam serviços de qualidade, uma vez que a gastronomia pode se tornar um diferencial competitivo do território, impulsionando o desenvolvimento da região de forma sustentável.  Além disso, faremos um levantamento sobre a identidade gastronômica de cada município”, afirma a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.

Haverá ainda a participação de chefs renomados como: Edson Puiat, Michel Abras e Bernadete Guimarães. Ao final do programa, será promovido um festival gastronômico para impulsionar e divulgar a culinária regional.

O Secretário de Turismo e Culturade Januária, Aurélio Vilares, acredita que o “Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu” será um divisor de águas para os municípios atendidos. “Essa é uma oportunidade para capacitar as empresas do segmento, estimulando e motivando os empreendedores e fomentando a geração de emprego e renda na região do Vale do Peruaçu. Queremos ser protagonistas e mostrar nossas potencialidades”, explica.

Beleza natural

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade pela Unesco. Localizado entre as cidades de Januária, Itacarambi e São João das Missões, a região concentra cerca 140 cavernas. Com 4,7 km de extensão e altura de 100 metros, a ‘Gruta do Janelão’ é a maior delas e abriga uma estalactite de 28 metros de comprimento, considerada a maior do mundo. O parque possui ainda mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres de cerca de 12 mil anos.

As informações são da SEBRAE.

%d blogueiros gostam disto: