Profissionais de saúde de cidades vinculadas à Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vão passar por um treinamento para coletar, através de cotonete estéril, secreções de nariz e garganta. Estas substâncias são usadas no diagnóstico do sarampo.
Realizado no Laboratório Macrorregional de Uberaba, o treinamento é coordenado pela farmacêutica bioquímica Janaína Lacerda e a técnica laboratorista Ivone Silva. Vão participar da capacitação profissionais de Conceição das Alagoas, Iturama Delta, Fronteira e Itapagipe.
De acordo com Janaína Lacerda, o trabalho do laboratório é diagnosticar amostras de exames de casos suspeitos contribuindo na Vigilância Epidemiológica e no trabalho de investigação, uma vez que “o resultado dos exames confirma se o caso é positivo ou negativo”.
Segundo Denise Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, a ação foi feita por conta da proximidade entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, onde há surto de sarampo.
Ainda de acordo com ela, na região, há 12 cidades que fazem divisa com o estado. Destas, seis têm fluxo intenso de pessoas.
A coordenadora ainda salienta que foi emitido um comunicado de alerta com orientação para vacinação preventiva em bebês de 6 a 11 meses. Ainda segundo ela, as ações vão ser intensificadas pelos 27 municípios da região.