Parceria entre Idene e Secretaria de Desenvolvimento Econômico levou 45 selecionados para a feira, como parte de mais uma etapa do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios
O evento, que se estende até esta quinta-feira (17/10), se destaca por propiciar a troca de experiências e realização de negócios entre fornecedores de supermercadistas e de panificadores, além de receber todos os públicos interessados em degustações e compras.
No espaço do Idene/Sede, no Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, os visitantes encontram queijos especiais, doces, geleias, cachaças, pimentas, biscoitos, entre outros produtos. Como em outras feiras, a iniciativa abre espaço de compra para beneficiar empreendedores que não teriam condição de expor seus produtos, divulgar e comercializar individualmente. Por meio do circuito, há todo um incentivo para que os pequenos produtos ou empreendedores se aproximem das grandes redes de varejo.
O circuito é um modelo adotado pelo governo mineiro para incrementar os pequenos negócios. A iniciativa é realizada em conjunto pela Sede, Idene, Associação Mineira de Supermercados (Amis), Sebrae/MG, entre outros parceiros.
O diretor-geral do Idene, Nilson Borges, destaca as etapas do processo. “Após a Chamada Pública, reunimos os interessados para receberem uma capacitação detalhada sob vários aspectos. A partir daí, a pequena indústria se sente preparada para expor no espaço que oferecemos, gratuitamente, para fazer negócios com as redes de supermercados e padarias presentes no evento”, afirma.
Entre os pequenos negócios no estande Idene/Sede está a cachaça “Se sobrar eu Vendo”. Segundo o proprietário, Eustáquio Miglio, o Idene o estimulou a participar da Chamada Pública tanto na Exponor, em Teófilo Otoni, quanto na Superminas 2019. “Essa iniciativa é importante, pois divulgo o meu produto e ainda posso fechar negócios”, observa. Mesmo com a produção ainda pequena, com média de 5 mil litros/ano, o produtor de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, tem planos para ampliar.
Para a nutricionista Vanessa de Souza, essa participação na Superminas é uma vitrine proporcionada pelo Idene/Sede. “A cooperativa tem apenas três anos e meio e temos essa oportunidade de articulação e parcerias. Já fornecemos para Supermercados BH e Minas Brasil, a maior rede farmácias da região Norte, mas queremos mais”, afirma Vanessa.
O pão de queijo é uma das principais marcas de Minas Gerais, mas a empresa familiar Joia de Minas, que existe há 22 anos em Arcos (Centro-Oeste), resolveu inovar recheando o produto com nove sabores diferentes. Além do pão de queijo tradicional, os recheados chamam atenção e a produção atual de 50 toneladas/mês poderá aumentar cinco vezes com a chegada de novas máquinas.
“É a primeira experiência numa grande feira. Fomos muito bem recebidos e essa visibilidade é fundamental. Só temos a agradecer essa possibilidade”, diz o diretor comercial da Joia de Minas, Neisson Martins Matos.