Produção industrial cresce pelo sexto mês seguido em outubro

Alta foi de 1,1% diante de setembro e recupera nível pré-pandemia

A produção da indústria brasileira cresceu pelo sexto mês seguido em outubro, com alta de 1,1% na comparação com setembro. Com o resultado acumulado de 39% em seis meses, o setor está 1,4% acima do patamar de fevereiro, antes da pandemia de Covid-19.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo IBGE. Entre as atividades, a maior influência na passagem de setembro para outubro foi de veículos automotores, reboques e carrocerias. Muito prejudicado nos meses críticos da pandemia, o ramo acumulou expansão de 1.075,8% nos últimos seis meses, mas, ainda assim, se encontra 9,1% abaixo do patamar de fevereiro.

Dentre as atividades que tiveram queda, o principal impacto negativo foi de produtos alimentícios, depois de três meses de altas seguidas.

Conforme explicou, gerente da pesquisa, André Macedo mesmo com essa sequência de altas e a recuperação ao patamar de fevereiro, o acumulado do ano ainda é negativo. Na comparação com o nível recorde de produção, alcançado em maio de 2011, a indústria ainda se encontra 14,9% abaixo do pico.

De acordo com a pesquisa, em relação a outubro do ano passado, a alta na produção industrial brasileira é de 0,3%. O acumulado dos últimos 12 meses é de -5,6%.

*As informações são da Radioagência Nacional.

 

Pesquisar