Pró-Genética reúne melhores rebanhos bovinos em feira virtual nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

O evento será realizado até o dia 9 de outubro

A Feira Virtual Pró-Genética dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri iniciou nessa sexta-feira (25). Os vídeos dos reprodutores vão ser transmitidos no site da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento encerra no dia 9 de outubro.

O Pró-Genética é um programa estadual de incentivo a melhoria do rebanho bovino e a feira será totalmente on-line, devido à pandemia do coronavírus. Os produtores interessados em adquirir animais terão acesso a vídeos e informações técnicas de touros.

Durante os dias da feira, estará disponível no site www.abcz.org.br um catálogo com informações do animal como idade, registro, avaliação genética e genealogia. A mesma página tem ainda os contatos dos criadores.

Na feira virtual, serão ofertados touros das raças nelore, guzerá, tabapuã e gir. Todos de excelente genética, puro de origem e registrados pela ABCZ. A idade máxima dos animais é de 42 meses.

O Pró-Genética está presente em Minas Gerais desde 2007. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Emater-MG, Epamig e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com ABCZ e o apoio de associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras.

Em 2019, foram realizados leilões e feiras em diversos municípios do Estado, sendo vendidos 1.076 animais. Este ano, em razão da pandemia do coronavírus, foram criadas feiras virtuais do programa. A primeira ocorreu no Triângulo Mineiro, em agosto.

 

Pesquisar