O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 de Itaúna, divulgado nesta segunda-feira (13), apresentou resultado de 5,7%. De acordo com o Ministério da Saúde, o valor representa risco de surto.
O levantamento foi realizado na última semana em todas as regiões da cidade. Ao todo, 1.762 casas foram visitadas.
Segundo a Prefeitura, os seguintes bairros apresentaram a situação mais crítica: Lourdes, Santo Antônio, Nogueira Machado, Nogueirinha, Centro, Graças, Universitário, Santanense, Aeroporto, Morada Nova I e II, Cidade Nova, Parque Jardim, Itaunense, Padre Eustáquio, Várzea da Olaria e Irmãos Auler.
A maior parte dos focos foi encontrada dentro das residências, como em lixos domésticos, baldes, lonas, caixas d´água, vasos de plantas (principalmente bromélias), vaso sanitário, ralinhos, pneus, tambores e quintais, dentre outros.
Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Ações
Com o período chuvoso, altas temperaturas e muitas pessoas viajando em período de férias, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Além do programa Educação em Saúde, as equipes continuarão visitando as residências para conscientizar a população. Panfletagem, campanhas midiáticas e retorno dos mutirões de limpeza nos bairros com maior incidência de focos, também serão realizados.
A Prefeitura destaca que é preciso a colaboração da população para erradicar os focos do mosquito.
Fonte – G1/Centro-Oeste
O post Primeiro LIRAa de 2020 apresenta risco de surto em Itaúna apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.
Postado originalmente por: Sucesso FM