A passagem de uma frente fria sobre o litoral da região Sudeste influencia o tempo durante toda a semana em Juiz de Fora e assim será o início da primavera, que começa nesta terça-feira (22).
Após três semanas de dias predominantemente secos e quentes, a chuva voltou a dar sinal no final de semana, e o cenário segue se repetindo. Sentidas pelos juiz-foranos desde o último sábado, as temperaturas mais baixas continuarão ao menos até quinta, em razão do período de transição das estações.
Nesta segunda, as temperaturas sofreram declínio, e estiveram acompanhadas das precipitações. Com a maior probabilidade de chuvas ao longo da semana, a umidade relativa do ar deve sofrer impacto positivo. Ela vai proporcionar dias nublados, chuvas em áreas isoladas e trovoadas em Juiz de Fora.
No último sábado, dia mais quente do ano, a taxa permaneceu entre 32% e 28%. Nesta segunda-feira, a umidade variou de 67 a 95%, dentro do que é considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Já os termômetros marcaram de 16 graus de mínima enquanto a máxima chegou aos 22,7 graus.
A queda nas temperaturas se dá em virtude da massa de ar frio e úmido. De acordo com o Inmet, as condições meteorológicas devem permanecer sem grandes alterações ao menos até a próxima quinta-feira em toda a região da Zona da Mata mineira. Para esta terça, entretanto, um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta condições favoráveis para ocorrência de chuvas intensas na Zona da Mata, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e, rajadas de vento entre 39 a 57km/h.
Menos propagação do fogo
O frio e a chuva representam um alívio também para a natureza. Como já noticiado pela Tribuna, somente nos 14 primeiros dias de setembro, o Corpo de Bombeiros observou aumento de 130% nos incêndios registrados no período na comparação com o mesmo período de 2019.
No acumulado do ano, foram mais de 700 ocorrências deste tipo em Juiz de Fora. Deste total, 496 aconteceram em áreas de pastagens e às margens de rodovias e outras 209 dentro do perímetro urbano, principalmente em lotes vagos. Os baixos índices de umidade acompanhados de ventos são fatores determinantes para a propagação do fogo e com o retorno das chuvas, este tipo de ocorrência tende a diminuir.
Primavera
A primavera começa oficialmente às 10h31min desta terça-feira (22) e segue até dia 21 de dezembro. Com a chegada desta estação, segundo o Instituto nacional de Meteorologia (Inmet), há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. No sudeste, onde está situado Juiz de Fora, as primeiras pancadas de chuva, normalmente, são acompanhadas de rajadas de vento, raios e precipitação de granizo. No decorrer da estação, as chuvas se tornam mais frequentes principalmente no final da tarde e da noite, devido ao aquecimento diurno e a maior disponibilidade de umidade. As condições atmosféricas se tornam favoráveis para a formação de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos de tempo. Porém, em Juiz de Fora o Inmet aponta que a primavera deverá manter o tempo seco na região com chuvas abaixo da média em boa parte do estado.
É característico da primavera o aumento na formação de nuvens que faz com elas passem a exercer controle sobre as temperaturas. Por isto, no decorrer do trimestre, observa-se redução nos valores médios de temperatura máxima e aumento nos valores médios da temperatura mínima, em relação ao final do inverno e início da estação. Embora seja raro, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e causar declínio acentuado da temperatura do ar no centro-sul do País.
O post Primavera dá boas-vindas com temperaturas baixas em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora