Presidentes de TREs de todo o país debatem, em Belo Horizonte, os desafios para as eleições deste ano

Os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do País participaram do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel)

Foto: Amagis

Belo Horizonte se tornou a capital da Justiça Eleitoral ao reunir, nos dias 4 e 5 de abril, os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do País, durante o 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel).

A abertura foi comandada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Coptrel, desembargador Octavio Boccalini. Ele destacou a importância do evento para garantir eleições seguras, legítimas e transparentes. “As eleições só acontecem dessa forma por causa do trabalho das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, dos mesários, colaboradores, da imprensa, de juízas e dos juízes estaduais, dos representantes do Ministério Público e das Forças de Segurança”, afirmou.

“Agradeço especialmente aos colegas desembargadores presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, porque estamos construindo juntos um colégio de presidentes cada dia mais forte. Fico muito feliz que tenham escolhido a capital mineira como palco de discussões de extrema relevância para as eleições municipais que se avizinham em 2024”, acrescentou o desembargador, durante a cerimônia de abertura.

Por meio de um vídeo, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou mensagem aos desembargadores presentes no encontro, e agradeceu o apoio dos presidentes dos TREs de todo o país durante a sua presidência, o que permitiu grande sucesso nas eleições de 2022.

“A nossa responsabilidade de mostrar ao mundo que o Brasil não só é pioneiro do combate à desinformação na questão eleitoral, mas também o Brasil mostra que tem modelos a serem seguidos pelo mundo todo em defesa da democracia e fortalecimento da vontade do eleitor, graças a uma Justiça Eleitoral forte, transparente e que trabalha em conjunto”, disse Alexandre de Moraes sobre a responsabilidade para a realização das eleições neste ano.

Durante o 84º Encontro do Coptrel, temas de interesse da Justiça Eleitoral que impactam diretamente nas eleições de 2024 foram debatidos pelos presidentes dos TREs juntamente com representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A síntese das discussões foi registrada na Carta de Belo Horizonte, documento divulgado ao final do evento.

O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, observou que a realização do evento é de suma importância para a troca de experiências e o aprimoramento das práticas judiciais eleitorais em todo o país, fortalecendo a democracia e garantindo a lisura e transparência nos processos eleitorais.

Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que também é presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Pesquisar