O Presidente do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe, vem a Divinópolis nesta sexta-feira (26). O Líder Empresarial vai participar do Lançamento da Marca Coletiva do Vestuário do Centro-Oeste.
A ação, coordenada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), em parceria com o SEBRAE, integra o programa Fiemg Competitiva, que tem como objetivo aumentar a competitividade das indústrias de Minas.
O projeto de construção da marca teve duração de seis meses e foi desenvolvida pela equipe técnica do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Fiemg. O trabalho envolveu atividades de sensibilização dos empresários; pesquisas para identificar características comuns das empresas e perfil dos clientes; tendências de mercado; elaboração do regulamento da marca; planejamento estratégico da marca coletiva e criação da identidade visual da marca.
De acordo com a Gerente de Inteligência Competitiva do Sistema Fiemg, Gabriela Ferreira Franco, o processo de construção da marca coletiva teve origem numa tentativa de resgate da credibilidade do produto de Divinópolis, que vem sofrendo ameaça de produtos importados, sobretudo, dos asiáticos, que são comercializados na cidade por preços reduzidos, porém, com qualidade duvidosa. “A marca coletiva, que assegura a procedência, é um diferencial para agregação de valor numa disputa em que o preço não é o único fator decisivo para optar por adquirir determinado produto; com o selo nós compramos também regionalidade, design autoral e diferenciado e qualidade. Acreditamos que indústria, comércio e serviço cresçam em representatividade econômica credibilidade com a garantia de um produto que tem a assinatura da região”, defendeu.
De acordo com o Presidente do SINVESD, Marcelo Marcos Ribeiro, a construção da marca coletiva contribuirá para aumentar nos clientes a percepção de valor do produto confeccionado na região, além de reforçar a identidade do Polo. “Com a marca coletiva poderemos favorecer a atração e retenção do público-alvo e nos tornar mais competitivos no mercado”, defendeu. O líder sindical destacou ainda a participação do Presidente da Federação das Indústrias no evento. “Contar com o Presidente Flávio comprova a importância do nosso Polo e o potencial que temos para nos fortalecer ainda mais”, finalizou.
Para o Presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, que também é empresário confeccionista, a marca coletiva é um importante marco para o desenvolvimento do setor e para a economia regional. “A marca coletiva é o resultado da união das entidades, SINVESD, SEBRAE e FIEMG fomentando o desenvolvimento da região e contribuindo com o aumento da competitividade da indústria; a confecção é um setor que cumpre um importante papel na geração de emprego e distribuição de renda na região e merece essa atenção”, finalizou.
O evento de lançamento acontecerá no dia 26 de julho, às 18h30, no auditório da Sicoob Divicred, em Divinópolis. A entrada é gratuita e as inscrições já podem ser feitas no Sinvesd.
Palestra
O destaque do evento é a palestra do economista, consultor internacional e sócio sênior da Diomedea, o italiano Enrico Cietta, que tem feito vários trabalhos no Brasil em parceria com o Sebrae. De acordo com Enrico, a moda não é um produto totalmente criativo, nem totalmente manufatureiro. “Por ter esses dois aspectos é um produto criativo híbrido, composto tanto pelo material quanto pelo imaterial, que é o valor construído através da marca e de significados.
Ter essas duas cadeias de valores interligadas significa que o lugar onde a peça é produzida faz toda a diferença. E a melhor maneira para unir as duas cadeias de valor é pensar o modelo de negócio da empresa de forma inovadora”, diz Cietta.
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Postado originalmente por: Minas AM/FM