Após a fase de teste, que permitiu o uso do Pix por alguns clientes, o novo sistema para pagamento instantâneo foi lançado oficialmente nesta segunda-feira pelo Banco Central e já está disponível em 734 instituições financeiras.
Na cerimônia de lançamento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou sobre as principais vantagens da nova forma de pagamento, respondeu algumas dúvidas e fez uma doação ao vivo, por meio do Pix, para a Associação dos Amigos do Museu de Valores, para demonstrar a rapidez da transação.
Segundo Roberto Campos Neto, o Pix chega em um momento de recuperação de crise, em que a sociedade demanda mais rapidez, segurança e conectividade. Ele também destacou a dimensão inclusiva do Pix, especialmente para pequenas empresas em cidades onde não há agências bancárias.
Até esse domingo já haviam sido cadastradas mais de 71 milhões de chaves Pix, e realizadas mais de 1,9 milhão de transações entre instituições diferentes, com um montante financeiro que passou de R$ 780 milhões.
Para o Banco Central, o sucesso da fase de operação restrita reforça o potencial impacto que o Pix deve promover.
O Pix deve ser gratuito para pessoas físicas nas operações de transferência e de compra. As exceções serão o recebimento de vendas de produtos e de serviços, que poderão ser tarifadas pelas instituições financeiras.
*As informações são da Rádioagencia Nacional.