O Presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues se reuniu, virtualmente, na tarde do último sábado (11), com o secretário Cássio Azevedo e o secretário adjunto Fernando Passálio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, juntamente com representantes das secretarias de Agricultura Pecuária e Abastecimento e de Saúde para tratar da proposta do Governo de Minas sobre a flexibilização das medidas restritivas do comércio devido à pandemia do novo coronavirus (COVID -19).
A proposta, conforme já informado pelo governador em recentes entrevistas à imprensa, prevê a flexibilização das medidas através de um mapeamento no Estado de Minas Gerais, considerando o volume de infectados pelo vírus, a capacidade de atendimento das unidades de saúde local, entre outros fatores que podem contribuir para o avanço da doença no Estado.
As estratégias que preveem a retomada das atividades econômicas estão sendo minuciosamente alinhadas com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que tem dedicado todos os esforços para evitar as aglomerações de pessoas. A retomada das atividades indica que todos os empresários deverão cumprir as determinações da proposta que trará orientações especi cas de funcionalidade para todos os setores, o que ocorrerá de forma gradativa. Um aplicativo está sendo estudado como principal ferramenta para auxiliar os empresários na implantação das medidas e acompanhar o monitoramento da evolução da pandemia nos municípios.
O governo voltou a reforçar a importância do município na construção da proposta e se comprometeu a prestar todas as orientações necessárias na construção dos decretos municipais, uma vez que é ele que tem competência para xar o horário do funcionamento dos empreendimentos e frisou que será necessária a adesão da prefeitura ao programa do governo estadual.
A boa noticia vem da soma de esforços que prevê a inclusão da logomarca de todas as entidades empresariais, incluindo a Federaminas, na proposta do governo, para auxiliar na divulgação em todo o Estado.
Assuntos como linhas de crédito mais acessíveis e a atuação do Ministério Público junto às prefeituras, pressionando contra a flexibilização das medidas restritivas foram pauta da reunião, com expectativas de que haja avanços nesses temas na próxima semana.
Vale ressaltar que o encontro dessa tarde trata-se de um alinhamento das ações que estão sendo estudadas pelo Governo de Minas e que as mesmas devem seguir ainda com alguns ajustes antes de serem anunciadas pelo governador Romeu Zema nos próximos dias.
A Federaminas continua trabalhando efetivamente neste momento delicado, construindo um diálogo cada vez mais solido com o Governo de Minas em defesa das nossas entidades e naturalmente das milhares de MPEs a elas vinculadas.
Por: Federaminas