Prêmio José Costa: colaborações para um futuro alinhado e sustentável 

Realizado na Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a celebração contou com valorização das raízes, homenagens e palestras inclusivas

Na noite da última terça-feira (11/12), no auditório do banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, e promovido pelo Diário do Comércio, aconteceu a nona edição do Prêmio José Costa. Com o tema “Colaboração: dando a palavra ao futuro”, o evento destacou empresas, instituições e líderes que fazem da parceria uma ferramenta essencial para a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.

Um legado a ser lembrado

A abertura do evento deixou o público emocionado e boquiaberto, ao trazer um vídeo feito por inteligência artificial, com a voz do jornalista e fundador do diário do Comércio, José Costa. 

“Minha convicção foi que, unidos, somos capazes de ir além do interesse individual, construindo um futuro mais próspero e equilibrado para todos” destacou a mensagem.

Vídeo com áudio gerado por inteligência artificial. Foto: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

Adriana Muls, presidente do Diário do Comércio, enfatizou a relevância do tema de 2024.

“Viveríamos naquilo que já poderia ser chamado de era da desesperança, se não tivesse em nossas mãos a solução. Reforço que é urgente repensarmos nossos valores, nossas práticas e nossos impactos, porque não há outro caminho viável. É na colaboração que otimizaremos nossos resultados, iniciativas conjuntas que movem a economia e promovem o bem-estar coletivo.”

Reconhecimentos inspiradores

Dividido em oito categorias, o prêmio homenageou iniciativas que promovem impacto positivo em áreas como meio ambiente, cidadania, inovação e qualidade de vida. Entre os destaques da noite, estavam projetos que unem tecnologia e responsabilidade social, como o Automatiza.MG, reconhecido por sua contribuição à democracia digital, e o Projeto Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru, que investe em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população.

A homenagem especial da noite foi dedicada ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pela sua assídua atuação em prol da segurança e bem-estar da sociedade. O título de Personalidade 2024 foi entregue a Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, que há mais de cinco décadas se dedica ao fortalecimento do cooperativismo no Brasil.

Debates sobre liderança e futuro
Fernando Alves palestrando. Foto: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

A programação do evento incluiu palestras e painéis que promoveram reflexões profundas sobre o papel da colaboração no desenvolvimento sustentável. Fernando Alves, diretor-executivo da Rede Cidadã, abriu os debates com a palestra “Liderança Sustentável: competências interiores para um futuro melhor”. Ele destacou a importância do autoconhecimento como ferramenta essencial para liderar mudanças. 

Outro momento marcante foi o painel “Agenda 2030 e a urgência para a colaboração”, mediado pela professora Juliana Morais, da Fundação Dom Cabral (FDC). Frederico Madureira, economista e fundador da consultoria Spine, chamou a atenção para a complexidade dos cenários futuros, desde riqueza cultural, até a econômica.

Beatriz Accioly, representante do Instituto Natura, trouxe dados alarmantes sobre os impactos econômicos da violência contra a mulher, salientando que enfrentar essa questão é não apenas ético, mas estratégico.

Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Gabriel Viégas Neto. Foto: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

O Prêmio José Costa também reforçou o vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, base para o Movimento Minas 2032, que articula ações em prol de um desenvolvimento integrado. 

“Em 2024, 52% de todos os créditos liderados pelo BDMG estão alinhados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como sabemos, atuar em consonância com a economia verde não é mais uma escolha. Compartilho com vocês que grande parte de nossas ações e captações, sobretudo dos multilaterais, já chegam carimbadas com a exigência de financiar projetos sustentáveis” destacou Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG.

A construção de um futuro equilibrado e inclusivo
Presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls. Foto: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

Ao final da cerimônia, a mensagem principal foi clara: a colaboração é o caminho para superar as crises e construir um futuro mais inclusivo e sustentável. O evento foi encerrado com o compromisso de continuar promovendo parcerias e iniciativas que inspirem mudanças significativas.

“Promover o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente é nosso legado quase secular. Aqui, nesse palco do Prêmio José Costa, hoje, celebramos algumas das que resgatam essa essência de transformação. Queremos e podemos ir além, sair do estado de crise. Juntos é o nosso propósito. Façamos isso para honrar o passado que nos trouxe até aqui, por nós e pelas gerações futuras, da nossa família, das nossas famílias (…) porque a cooperação é o caminho mais plausível para o nosso sucesso” concluiu Adriana Muls.

Pesquisar