Durante o período de isolamento social, as aulas também foram suspensas e muitas crianças de áreas carentes ficaram sem a merenda oferecida nas escolas, por isso algumas prefeituras de cidades do Sul de Minas adotaram uma medida e estão doando os alimentos que seriam utilizados na merenda para as famílias dessas crianças.
A primeira prefeitura a dar início na ação foi a de Campo Belo. No município, 833 famílias devem receber alimentos não perecíveis.
Os produtos armazenados nas escolas para a merenda estão sendo entregues inicialmente para família que sejam beneficiárias do programa Bolsa Família. Os kits podem ser retirados nas próprias escolas.
Em Itajubá, kits também estão sendo entregues aos alunos a partir dos estoques das cantinas. No município, 1.150 alunos do programa Bolsa Família, e que são da rede municipal de ensino estão recebendo a ajuda.
Em Elói Mendes, a prefeitura adotou outra medida para atender aos alunos em situação de vulnerabilidade. Lá, estão sendo feitas marmitas e as refeições são entregues aos alunos da rede municipal nos centros comunitários dos bairros Nossa Senhora Aparecida, São Cristovão e Vila Freitas.