A Prefeitura tem implementado ações para ampliar o atendimento médico à população com sintomas de doenças respiratórias. O serviço de consulta on-line para casos de síndrome gripal foi reativado e já está em funcionamento. O acesso é pelo Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e também pelo PBH APP. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A princípio serão 60 teleconsultas diárias, que serão gradativamente ampliadas nas próximas semanas, conforme a necessidade e demanda dos usuários.
O serviço deve ser procurado por pessoas a partir de 18 anos que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. É mais uma opção disponibilizada pela Prefeitura para ampliar o acesso a atendimento médico neste momento de aumento de casos respiratórios.
Todos os moradores de Belo Horizonte, cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deve procurar o Centro de Saúde de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.
Durante o período mais crítico da pandemia, entre abril de 2020 até novembro de 2021, o serviço foi disponibilizado e foram ofertadas cerca de 60 mil teleconsultas.
Como consultar?
O cidadão acessa o portal da Prefeitura ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Síndrome Gripal. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS.
No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
Os pacientes com síndrome gripal com critérios de risco seguirão ainda em telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.
Foto: SMSA/Divulgação