Prefeitura de viçosa publica nota sobre aplicação de doses trocadas de vacina contra a covid-19

A Prefeitura de Viçosa divulgou nota de esclarecimento na tarde desta segunda-feira, 26, em resposta a matéria publicada no Primeiro a Saber sobre a aplicação de doses diferentes de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no município. Além de Viçosa, representantes de outras cidades citadas na matéria também falaram do assunto.

Segundo o Setor de Atenção Primária em Imunizações, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em esclarecimento à população viçosense que o que possa ter ocorrido alguma falha no SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, que está sendo apurada.

De acordo com o setor existe a apuração de um caso, no município, pela Unidade Regional de Saúde de Ponte Nova, e conforme os trâmites do processo, somente após a comprovação, o Ministério da Saúde será notificado. A prefeitura informou ainda que a pessoa envolvida tem ciência do caso e está sendo monitorada.

O Site Primeiro a Saber publicou na manhã desta segunda-feira, 26 a matéria que provou a nota de esclarecimento da prefeitura. Na matéria que teve como base uma reportagem do Jornal O Tempo divulgada na tarde domingo, 25.

Na matéria de O Tempo, cidades mineiras aplicaram doses trocadas das vacinas contra o coronavírus. Conforme a reportagem, cerca de 2,5 mil pessoas teriam recebido, de maneira equivocada, doses de fabricantes diferentes do imunizante entre a 1ª e a 2ª aplicação, em 423 cidades do estado.

De acordo com o protocolo do Plano Nacional de Imunização, o cidadão deve receber o imunizante disponível no momento da convocação por grupo de prioridade, independente do fabricante e sem a opção de escolha. Mas a segunda aplicação precisa obrigatoriamente ser da mesma marca, pois as vacinas são fabricadas com tecnologias distintas. Nos casos confirmados da troca, os cidadãos não estariam devidamente protegidos do novo coronavírus e as injeções complementares utilizadas seriam desperdiçadas.

Durante o final de semana a Secretaria De Estado de Saúde de Minas Gerais informou que até a última sexta-feira (23), havia recebido das prefeituras mineiras as notificações formais de 68 ocorrências de pessoas vacinadas com duas doses diferentes. A secretaria afirmou que, em tese, a possível falta de notificações não deveria comprometer a oferta de imunizantes para as pessoas que necessitem refazer a aplicação com a dose correta, pois o Ministério da Saúde levaria esses casos em conta ao distribuir as novas remessas aos estados.

Já o Ministério da Saúde informou ter recebido somente 481 notificações em todo o Brasil até a semana passada e que agora cabe aos estados e municípios acompanhar esses pacientes por 30 dias.

Representantes de algumas das cidades citadas na matéria falaram do assunto.

TEIXEIRAS: Em entrevista ao Jornal da Montanhesa, o secretário de Saúde de Teixeiras, Fábio Braga Teixeira disse que no município não houve notificações de vacina trocada e que a vacinação em Teixeiras acontece sem alterações.

CAJURI: A coordenadora de Imunizações de Cajuri, Aliandra Cleusa de Barros à reportagem do primeiro a Saber informou que em Cajuri não houve notificações de doses trocadas na vacinação contra a Covid-19.

PAULA CÂNDIDO: Luciano Nunes Rodrigues, secretário de Saúde de Paula Cândido informou que o que pode ter acontecido foi a replicação de dados entre algumas cidades da microrregião de Viçosa. O secretário ressaltou que em Paula Cândido não houve notificações de vacinas trocadas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais prometeu enviar nota de esclarecimento a redação do Primeiro a Saber, mas até o fechamento desta matéria a secretaria não se pronunciou.

Segue a baixo a nota da prefeitura de Viçosa na íntegra

Nota de esclarecimento – Vacinação Covid-19

O Setor de Atenção Primária em Imunizações, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foi surpreendido nesta segunda-feira, 26, com a divulgação midiática de que 10 pessoas teriam recebido, de forma equivocada, doses de fabricantes diferentes do imunizante contra a Covid-19, entre a primeira e a segunda aplicação.

Diante disso, o Setor de Imunizações esclarece à população viçosense que, existe a apuração de um caso, no município, pela Unidade Regional de Saúde de Ponte Nova, e conforme os trâmites do processo, somente após a comprovação, o Ministério da Saúde será notificado. Cabe destacar que a pessoa envolvida tem ciência do caso e está sendo monitorada.

O Setor de Imunizações acredita que possa ter ocorrido alguma falha no SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, que está sendo apurada.

Desde o início da campanha de vacinação, o Setor de Imunizações tem se preocupado em realizar o processo de forma organizada, cuidando para que os imunológicos sejam armazenados em locais distintos e que a aplicação deles ocorra em dias e horários diferentes, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, as pessoas vacinadas recebem um cartão informando qual imunológico foi utilizado e qual a previsão para aplicação da segunda dose.

Viçosa, 26 de abril de 2021.

O post Prefeitura de Viçosa publica nota sobre aplicação de doses trocadas de vacina contra a Covid-19 apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar