Prefeitura de Patos de Minas descarta três casos de varíola dos macacos na cidade

Na quinta-feira (11), noticiamos que cinco casos suspeitos de Varíola dos macacos haviam sido registrados em Patos de Minas. Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura do município e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmaram as suspeitas. Três dos cinco casos registrados até o momento tiveram resultado negativo. Outros dois estão ainda em análise para confirmação ou descarte da doença.

Até esta sexta-feira, Minas Gerais registrou 111 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde. A capital mineira é a que registra a maior quantidade de casos, com 80 notificações. Outros 232 casos foram descartados e 423 seguem em investigação.

A doença é transmitida por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. A transmissão entre seres humanos ocorre em contato próximo aos sintomáticos. Os sintomas apresentados são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Na pele, podem ocorrer lesões, principalmente na área do rosto, que podem se espalhar por outras partes do corpo, incluindo as áreas genitais.

As informações são do Portal Patos Já, associado AMIRT.

Pesquisar