Prefeitura de Juiz de Fora inicia vacinação contra a Covid-19 em idosos acamados

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, na terça-feira (16), que iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 em idosos com 90 anos ou mais que vivem acamados. De acordo com a Secretaria de Saúde, as equipes de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estão agendando e realizando a imunização em idosos pré-cadastrados deste público e que residem em áreas sem Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Portanto, para ter seu agendamento concluído, familiares ou responsáveis pelos idosos deverão preencher o formulário disponibilizado no site da Prefeitura, pelo endereço www.pjf.mg.gov.br.

A Tribuna recebeu alguns relatos de familiares de pessoas idosas que não estariam conseguindo agendar a vacinação por telefone. Procurada pelo jornal, a pasta municipal esclareceu, por meio de nota, que o pré-agendamento deve ser feito on-line, pelo formulário. Desta forma, as equipes da PJF entrarão em contato para o agendamento. Ainda de acordo com a secretaria, na área em que não há UBSs, a equipe da Prefeitura se desloca e “vacina todos os idosos acamados com 90 anos ou mais. Se por algum motivo algum idoso (que já foi pré-cadastrado) não for atendido, a família pode entrar em contato para agendar”, pontuou no texto.

Os demais idosos nesta situação, e que residem em áreas cobertas pela atenção básica, serão imunizados pelas equipes das próprias UBSs de seu bairro, em suas casas, no decorrer da próxima semana.

Balanço

Nesta etapa da vacinação, estão sendo vacinados idosos com 90 anos ou mais e profissionais da saúde acima de 60 anos e que estão na ativa. Os idosos e os profissionais da saúde que se enquadram no público desta fase devem realizar o pré-cadastramento no site da PJF. Conforme balanço da Secretaria de Saúde, até a última terça, 1.681 idosos acima de 90 anos haviam recebidos doses em três dias, e mais 335 profissionais da saúde ativos foram vacinados somente na última segunda-feira (15). A imunização acontece em sete UBSs e no Departamento de Saúde do Idoso.

A vacinação dos idosos se dá mediante a apresentação, por eles ou seus familiares, de cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, declarando que a pessoa reside no local.

No momento da vacinação, todos os profissionais de saúde da ativa e com 60 anos ou mais deverão apresentar documento (original e cópia) da carteira de registro do Conselho de Classe e também de um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Este público inclui todos aqueles profissionais de saúde ativos que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, que atuem nas redes pública e privada e não foram vacinados até o momento. As diretrizes seguem o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

O post Prefeitura de Juiz de Fora inicia vacinação contra a Covid-19 em idosos acamados apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar