Prefeitura de JF convoca reunião extraordinária do Comitê da Covid-19

O prefeito Antônio Almas (PSDB) convocou, para o final da tarde desta sexta-feira (4), às 18h, uma reunião extraordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, com o objetivo de discutir a regressão de Juiz de Fora para a onda vermelha, fase mais restritiva do programa Minas Consciente. Tal decisão já tinha sido tomada pelo Comitê, na noite desta quinta (3), e provocou forte reação do setor econômico em razão dos danos que sofrerá no fim de ano, quando começam as contratações e composição de estoques. As diversas entidades do setor comercial anunciaram que vão à Justiça, mas, primeiro, aguardarão as novas diretrizes do Comitê.

O motivo da convocação é a mudança de parâmetros feita pela Câmara Municipal. Os vereadores consideraram várias atividades como essenciais e elas, por isso mesmo, não seriam afetadas pelo decreto a ser publicado neste sábado.

Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, Marcos Casarim, disse que o comércio não pode pagar uma conta que não lhe pertence. Ele vê com preocupação o aumento de casos da doença na cidade, no entanto, acredita que medidas de segurança deverão ser, rigorosamente, seguidas nas lojas, a fim de frear os índices de infecção. “O lojista não pode ser culpado. São vários eventos e fatores que causaram esses casos, mas não podem punir o comércio. Na reunião de hoje vamos tentar encontrar uma solução de saúde e de economia “, afirmou.

Manifestação

Mais cedo, lojistas e trabalhadores do comércio realizaram uma manifestação na frente da sede da Prefeitura de Juiz de Fora, em resposta ao anúncio da regressão para a Onda Vermelha. Com microfones e caixas de som, eles reivindicaram a continuação do funcionamento do comércio. Segundo regras do programa Minas Consciente, só serviços considerados essenciais podem funcionar durante a onda vermelha, etapa mais restritiva do plano.

O post Prefeitura de JF convoca reunião extraordinária do Comitê da Covid-19 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar