Apelo ocorre em momento que a ocupação dos leitos de UTI no município encontram-se em estado crítico
A Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, disponibilizou um comunicado nesta quinta-feira (4) orientando a população para que se encaminhem aos postos de saúde somente em casos de síndromes gripais e queixas agudas. A cidade está em alerta máximo por estar no limite de internações em leitos de UTI em decorrência da Covid-19.
Segundo a Administração do município, o crescimento do número de casos de Covid-19 em Itajubá fez com que a Prefeitura mudasse a rotina de funcionamento dos postos de saúde do município suspendendo temporariamente as consultas médicas eletivas, ou seja, aquelas que não possuem caráter urgente.
Ainda segundo o Executivo, as consultas de pediatria e ginecologia serão mantidas, assim como o atendimentos às gestantes, puérperas, bebês menores de 1 ano e pacientes imunossuprimidos, além dos procedimentos com horário agendado, como exames preventivos e testes rápidos.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continuarão realizando as visitas domiciliares onde há o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), encaminhando ao médico do postinho as demandas dos doentes crônicos e idosos como receitas e exames. Os agentes também irão disponibilizar em domicílio os medicamentos para pacientes dos grupos prioritários.
Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas de Itajubá