Prefeitura de BH emite alerta de surto de febre maculosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte emitiu um alerta aos profissionais de saúde para que fiquem de sobreaviso para atender pacientes com sintomas de febre maculosa, em especial as unidades no entorno de Contagem, já que foram duas mortes confirmadas no município.

Além disso, ainda há suspeitas de outras duas mortes pela doença e 13 casos também são investigados. A partir desta segunda-feira (3), o município vai contar com uma equipe de infectologistas exclusiva na Unidade Básica de Saúde Nacional para avaliar os casos suspeitos.

Já a Prefeitura de Contagem vai analisar a possibilidade de a transmissão da doença estar ligada às capivaras. No entanto, os homens que morreram, sendo 19, 41, 69 e 81 anos, moravam no bairro Vila Boa Vista, divisa da cidade com a Pampulha, bairro de Belo Horizonte. Duas vítimas são parte da mesma família.

A médica infectologista da Secretaria de Saúde de Contagem, Tânia Marcial destacou que a doença é gravíssima, já que de quatro a cada dez pessoas infectadas podem morrer em Minas Gerais.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e machas na pele. Além disso, a febre maculosa pode muitas vezes vir com forma fulminante.

Vale lembrar que a procura por atendimento médico começou no último dia 22 de maio, quando alguns dos pacientes fizeram a capina de uma mata onde são criados cavalos, ou seja, hospedeiros do carrapato.

Na região ainda há córregos onde as capivaras transitam e vivem cerca de 35 famílias, com 150 pessoas. Porém, a área foi isolada na manhã desta segunda por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Contagem.

A população da cidade já está sendo orientada pelo médico veterinário José Renato de Rezende Costa que faz parte da diretoria de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses.

(com supervisão de Patrícia Marques) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar