A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta semana a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores da Saúde, com idade a partir de 30 anos. Na sexta-feira (10), poderão se vacinar os trabalhadores da Saúde com 40 anos e mais. Já no sábado (11), poderão se vacinar, exclusivamente, os profissionais com 30 anos e mais. Podem receber a quarta dose os trabalhadores da Saúde cuja terceira dose tenha completado 4 meses.
Os demais grupos elegíveis para receber a quarta dose (trabalhadores de Saúde abaixo de 30 anos e as pessoas com idade entre 50 e 57 anos) serão convocados à medida que a Prefeitura receber novas doses da vacina.
Em relação à convocação dos adolescentes de 15 e 12 anos, considerando as orientações do Ministério da Saúde para que esse público receba CoronaVac ou Pfizer, ainda é necessário o recebimento de remessas dessas vacinas. A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo os imunizantes sejam entregues.
Confira as convocações dos próximos dias:
Dia 9, quinta-feira: quarta dose para pessoas de 58 anos, completos até esta data, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose;
Dia 10, sexta-feira: quarta dose para trabalhadores da saúde, com idade de 40 anos e mais, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose;
Dia 11, sábado: quarta dose para trabalhadores da saúde, com idade de 30 anos e mais, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose. No sábado a vacinação será exclusiva para este público.
Para receber a dose é necessário apresentar o cartão de vacinação.
Além disso, a Prefeitura mantém as ações de repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose.
Trabalhadores da saúde
No momento da aplicação da quarta dose em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a terceira dose no prazo de 4 meses.
Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) ou documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado na capital por meio da apresentação de:
– Comprovante de pagamento (contracheque); ou
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
– Contrato de trabalho; ou
– Relatório do CNES; ou
– Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
– Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
Os endereços dos locais de vacinação, além do horário de funcionamento e toda a documentação necessária para o recebimento de cada dose, podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH