Quem tiver interesse em obter financiamento pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) terá um prazo maior para pagamento das parcelas. Agora, os financiamentos poderão ser pagos em até 72 meses. Antes, o limite era de até 48, sendo admitida uma prorrogação por até 12 meses. A flexibilização vai permitir a contratação de financiamentos em prazos mais ajustados às necessidades de cada um.
As empresas que já contrataram o Pronampe, com prazos inferiores à prorrogação dos créditos, também contarão com o benefício. Os bancos poderão ofertar novos prazos ou mesmo abrir margem para novos financiamentos.
A nova medida deve beneficiar cerca de 500 mil empresas que poderão se habilitar a renegociar os créditos do programa. As taxas de juros não foram alteradas e passam a ser reguladas pelo Ministério da Economia. E essas novas regras vão ajudar na preservação das empresas de pequeno e médio porte afetadas pela pandemia de Covid-19. O Pronampe foi criado em 2020 e já tem crédito autorizado até 2024, permitindo a contratação de mais de R$ 50 bilhões em créditos neste ano e no próximo.
As informações são da Agência Brasil.
Foto: Pixabay