Idosos sofrem com a falta de coordenação e equilíbrio. Isto aumenta o risco de quedas e também o medo de cair.
Um novo estudo realizado pela Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto, em São Paulo, mostra que praticar exercícios físicos podem ajudar a diminuir esses efeitos do envelhecimento em mulheres.
A pesquisa analisou 35 mulheres com idades entre 60 e 75 anos, que foram divididas em dois grupos: pessoas sedentárias e ativas. Os pesquisares analisaram parâmetros da caminhada de cada idosa, como velocidade e ritmo.
As participantes caminharam em duas condições: velocidade preferida e maior velocidade possível. E cada uma delas teve três tentativas em cada situação. Após os testes, cada voluntária respondeu a dois questionamentos. Um para avaliar a aptidão física, e o outro para a ocorrência e conseqüências das quedas.
O resultado mostrou que as idosas ativas tiveram melhores respostas nos testes de caminhada. Elas apresentaram 22% menos riscos de quedas. E tiveram também a resposta com 22% o medo de cair.
Já as idosas sedentárias apontaram 58% menor chances de quedas, e 70% o medo de cair. O orientador do estudo, Matheus Machado Gomes, destacou a importância de fazer exercícios físicos para ter resultados positivos para a saúde.